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Educação e Novas Tecnologias - Campus Niterói (Híbrido)

Informações Gerais: 

O curso de pós-graduação lato sensu em Educação e Novas Tecnologias busca responder à crescente demanda do setor educacional pela formação continuada de seus profissionais, em um contexto de incessantes mudanças, decorrentes, principalmente, dos avanços obtidos no campos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).   

Público-alvo: A especialização em Educação e Novas Tecnologias almeja oferecer capacitação para pessoas atuantes nas diferentes modalidades de educação, sem restrição por área de conhecimento. Nesse sentido, seu público-alvo são professores de ensino fundamental, médio, técnico e superior, ou egressos de cursos de licenciatura, além de outros profissionais de ensino, como os técnico-administrativos, que desejem aprimorar-se na prática pedagógica à luz dos desafios trazidos pelos avanços técnicos.

Coordenação do curso: Profª Drª Andrea Rizzotto Falcão   

Vice-coordenação: Profª Drª Etiane Araldi

E-mail da coordenação do curso: edutec.cnit@ifrj.edu.br

Secretária(o) da pós-graduação: Keila Pirovani da Silva Freitas

E-mail da secretaria do curso:  sa.cnit@ifrj.edu.br

Local: Campus Niterói - Estrada Washington Luís - Sape, Niterói - RJ, 24310-000.

Telefone da secretaria de pós-graduação: 

Modalidade: Híbrida (presencial com parte da carga horária a distância), ou seja, com uma parte de sua carga horária a ser cumprida através de encontros presenciais e outra parte através de encontros e atividades remotas síncronas e/ou assíncronas. 

● Carga horária presencial: 180 horas
● Carga horária a distância: 180 horas

Horário do curso: As aulas presenciais acontecerão uma vez por semana, aos sábados, contando com nove horas de aula semanais, nos turnos matutino (das 8 h às 12:30 h) e vespertino (das 13:30 h às 18 h).

Carga horária do curso: 360 horas

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução ConSup nº 87/2022 - º Altera, ad referendum, o projeto pedagógico de curso (PPC) de Pósgraduação Lato Sensu - Especialização em Educação e Novas Tecnologias - campus Niterói

Versões anteriores

Resolução nº 30/2018 - Aprova Especialização em Educação e Novas Tecnologias Campus Niterói

 

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

Linhas de Projetos: 

 

Linha de Pesquisa 1: EDUCAÇÃO E CIDADANIA NO CONTEXTO DIGITAL

 

 

 

Projetos de pesquisa associados:

 

 

Projeto 1 – Territórios digitais

Este projeto tem como proposta identificar e mapear espaços e territórios virtuais na contemporaneidade refletindo criticamente sobre as dinâmicas de produção e troca de informação, interação e formação de identidades individuais e coletivas. O horizonte teórico e metodológico do projeto fundamenta-se no conceito de “redes” como uma lógica que regulamentaria, de forma flexível e autoexpansível, diferentes dimensões da vida humana na contemporaneidade.

Docentes envolvidos: 
Etiane Araldi
Hélvio Jerônimo Junior
Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara
Vanessa Moreno Mota

 

Projeto 2 – Educação lúdica: novas ferramentas de ensino-aprendizagem

O principal objetivo deste projeto é identificar jogos e outros recursos digitais utilizados na educação, discutindo e analisando diversas dimensões do processo de gameficação das dinâmicas educacionais e sua utilização na facilitação de processo de ensino-aprendizagem. O projeto busca abranger não apenas jogos didáticos, mas quaisquer ferramentas que se valham do apelo lúdico para envolver os alunos na construção de saberes. Nesse sentido, incluem-se também neste tópico o uso de aplicativos ou plataformas virtuais em sala de aula ou a robótica aplicada ao aprendizado.

Docentes envolvidos:
Felipe dos Santos Lima de Barros
José Marcelo Velloso de Oliveira
Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara
Vanessa Moreno Mota

 

 

Projeto 3 – Interatividade e participação nos meios digitais

O objetivo deste projeto é analisar ferramentas, práticas e teóricas, que habilitem professores e alunos a dimensionar sua ação no universo online, tanto na esfera individual quanto na coletiva, entendendo o movimento de inclusão digital de modo abrangente. Leva-se em consideração ainda que a inclusão digital não se dá meramente a partir do acesso aos sistemas informáticos e telemáticos, mas através do desenvolvimento de habilidades tais como a leitura de imagens e textos como hiperlinks, ferramentas importantes na construção da identidade e do exercício cidadania nos contextos digitais.

Docentes envolvidos:
Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara

 

 

Linha de Pesquisa 2: PROCESSOS E PRÁTICAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS – LINGUAGENS ARTÍSTICAS, PRÁTICAS EXPRESSIVAS E CULTURA DIGITAL

 

 

Projetos de pesquisa associados:

 

 

Projeto 4 - Políticas públicas de educação e tecnologia

Este projeto se propõe a mapear, analisar e discutir criticamente políticas públicas e outros instrumentos que almejem a regulamentação, o incentivo, o fomento e financiamento de projetos, práticas e produtos voltados para o desenvolvimento e implementação de iniciativas ligadas ao uso das tecnologias digitais em espaços de educação formal e não formal.

Docentes envolvidos: 
Andrea Rizzotto Falcão
Giuliano Djahjah Bonorandi
 

Projeto 5 - Cognição inventiva e dispositivos tecnológicos

O projeto busca articular o uso de tecnologias digitais na educação, a partir de uma concepção inventiva da cognição, no sentido de deslocar as práticas de ensino-aprendizagem da mera solução de problemas. Tal esforço baseia-se teoricamente na perspectiva de que a aprendizagem é produzida nas práticas. Metodologicamente, visa a desenvolver atividades de pesquisa-intervenção em espaços educativos formais e não formais, por meio de oficinas, em que são produzidas experiências com dispositivos tecnológicos, que articulam cognição, percepção e afeto, em uma lógica participativa, nas quais tanto os sujeitos de pesquisa como os pesquisadores descrevem e analisam as práticas e seus efeitos nos coletivos e instituições envolvidos no projeto.

Docentes envolvidos:
Andrea Rizzotto Falcão
Etiane Araldi
Felipe dos Santos Lima de Barros
Giuliano Djahjah Bonorandi
Vanessa Moreno Mota

 

Projeto 6 - Etnografias digitais

O projeto tem como eixo principal elaborar diagnósticos circunstanciados dos efeitos positivos e negativos do uso das tecnologias digitais na contemporaneidade refletindo sobre os argumentos teóricos e práticos que sustentam estas iniciativas. Busca, ainda, por meio de trabalhos de campo e da análise etnográfica, mapear e identificar oportunidades, benefícios, dilemas e desafios, bem como os agentes e instituições envolvidos nestes processos.

Docentes envolvidos: 
Andrea Rizzotto Falcão
Etiane Araldi
Felipe dos Santos Lima de Barros
Giuliano Djahjah Bonorandi
 

 

Disciplinas: 

  Primeiro semestre – Disciplinas obrigatórias  

CÓD  

Disciplina  

CH/CRED  

Professor  

  

Sociedade, educação e tecnologia

30 – 2C  

Milla Benicio R. de Almeida Câmara

  

Tecnologias da Informação e Comunicação, Software Educacional e Ambientes Virtuais

30 – 2C  

Hélvio Jerônimo Junior

 

Metodologia da pesquisa

30 – 2C  

Andrea Rizzotto Falcão

  

Desenvolvimento de jogos e aplicativos educacionais

30 – 2C  

José Marcelo Velloso de Oliveira

 

Teorias da aprendizagem no contexto digital  

30 – 2C  

Etiane Araldi

  

Construção de web sites e ambientes online de ensino 

30 – 2C  

José Marcelo Velloso de Oliveira

         Segundo semestre – Disciplinas obrigatórias  

CÓD  

Disciplina  

CH/CRED  

Professor  

  

Recursos audiovisuais aplicados à educação

30 – 2C 

Andrea Rizzotto Falcão
Giuliano Djahjah Bonorandi

 

Jogos didáticos  

30 – 2C  

Felipe dos Santos Lima de Barros

 

Incorporação das TICs na elaboração de aulas

 

Vanessa Moreno da Mota 

 

Práticas inovadoras de ensino-aprendizagem

30 – 2C  

Andrea Rizzotto Falcão
Etiane Araldi

 

Robótica educacional

30 – 2C  

José Marcelo Velloso de Oliveira

 

Elaboração de projeto  

30 – 2C  

Andréa Rizzotto Falcão
Giuliano Djahjah Bonorandi

Terceiro semestre   

CÓD   

Disciplina  

CH  

Professor  

     

Trabalho de conclusão de curso I  

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Orientadores

Corpo Docente: 

 

 

1. Andrea Rizzotto Falcão

Doutorado em Ciências Sociais e Antropologia (UERJ)
Linha de Atuação: Linha 2 (Projeto 4, 5 e 6) 
Contato: andrea.falcao@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4234100165147244

 

 

 

2. Etiane Araldi

Doutorado em Psicologia Social (UERJ)
Linha de Atuação: Linha 1 e 2 (Projetos 1, 5 e 6) 
Contato:  etiane.araldi@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2251914961426433

 

 

3. Felipe dos Santos Lima de Barros

Doutorado em Antropologia Social (UFRJ)
Linha de Atuação: Linhas 1 e 2 (Projetos 2, 5 e 6)
Contato:  felipe.barros@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3805767667139532