Logo IFRJ

Educação e Diversidade - Campus Paracambi (Presencial)

Informações Gerais: 

O curso de pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidade tem como objetivo qualificar os profissionais da educação, a partir debates e reflexões sobre temas centrais que permeiam as práticas educacionais na contemporaneidade, possibilitando a construção de propostas pedagógicas alicerçadas no reconhecimento e respeito às diferenças. Deste modo, o Curso ambiciona provocar a reflexão a fim de fomentar a desconstrução de ideias, valores e práticas, historicamente sedimentados no cotidiano e que desconsideram a formação inclusiva, participativa e diversa.

Público-alvo:  Portadores de diploma de Curso Superior (bacharelado ou Licenciatura). A proposta é ampliar a possibilidade de pessoas que não possuem diplomas de licenciatura ou mesmo em áreas relacionadas ao magistério ingressarem no Curso, pois reconhecemos que todos os que atuam em ambientes escolares formais e não formais são partícipes dos processos de formação e construção de saberes e práticas.

Coordenação: Prof Dr. Fabio Mattos

Vice-coordenação: Profa. Ma. Angelissa Tatyanne de Azevedo e Silva 

E-mail da coordenação do curso: posed.cpar@ifrj.edu.br

Secretária(o) da Pós-Graduação: Ivan de Oliveira

E-mail da secretaria do curso: spg.cpar@ifrj.edu.br

Local: Campus Paracambi do IFRJ, situado à Rua Sebastião de Lacerda, s/n – Bairro: Fábrica – Cidade: Paracambi – Estado: RJ CEP: 26600-000.

Telefone: 

Horário do curso: As aulas serão distribuídas em dois dias: Quartas-feiras de 13 às 18 horas e aos sábados de 8 às 13h. 

Carga horária: 360 horas    

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução nº 163/2024 - aguardando publicação do Consup 

Resolução nº 14/2019 - Aprovar a oferta e Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Diversidade - campus Paracambi

                   

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

Linhas de Projetos: 

LINHA DE PESQUISA 1 - Educação, Ética e Processos Formativos

Esta linha de pesquisa possui como objetivo a promoção de reflexões multidisciplinares e interdisciplinares acerca de temas considerados fundamentais para a compreensão do cenário educacional brasileiro na contemporaneidade. Temas como as desigualdades sociais; os espaços educativos e suas relações com os diferentes contextos; os processos pedagógicos; as práticas estratégicas e saberes que perfazem o processo educacional; a crise ética na educação; as relações entre o corpo e a subjetividade e os processos formativos estarão presentes nas análises e pesquisas desenvolvidas.

 

 

 

 

Projetos Associados:

 

 

 

1. Práticas escolares e Diversidade

Este projeto tem por objetivo investigar as práticas escolares (currículo, avaliação, metodologias de ensino etc.) em suas imbricações com a diversidade, considerando seus efeitos na produção e reprodução das desigualdades educacionais e sociais.

Professores Associados: 
Carlos Augusto Aguilar Júnior
 Cássia Isac Gonçalves da Silva
Glaucio Delaia Gomes
Israel Souza
Julieta Ferreira Romeiro
Luizana Rocha Migueis Ferreira da Silva
Mariza Sueli de Oliveira Sodré
Pedro Fornaciari Grabois
Pedro Paulo da Cunha Machado
Rafael Filipe Novôa Vaz.

2. Ética, Diferença e Educação

Este projeto tem por objetivo investigar os princípios e valores que compõem os arranjos éticos na educação, no que se refere à aceitação ou não da diferença.

Professores Associados:
Fabio Carlos de Matos da Fonseca
Glaucio Delaia Gomes
Marcelo Nunes Sayão
Paulo Cezar de Barros
Roberto Ribeiro de Sousa
Rodrigo de Moura e Cunha
Wagner de Ávila Quevedo

LINHA DE PESQUISA 2 - Diversidade, Inclusão e Processos de Subjetivação

Esta linha de pesquisa intenciona compreender e problematizar os prementes desafios enfrentados pelos mais diferentes processos educacionais da sociedade brasileira. Promover reflexões e acerca dos diferentes processos que conformam o estabelecimento de relações com o outro e com a diferença; a inclusão e a exclusão; as subjetividades. A partir de um diálogo multidisciplinar, as pesquisas desenvolvidas privilegiam as temáticas relacionadas às questões étnico-raciais, de gênero, de sexualidade, das religiosidades e das diferenças, dos processos formativos e constituidores de novas subjetividades.

Projetos Associados:

 

3) Interseccionalidade, Diversidade e Processos Educacionais

Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de análises e estudos sobre as relações sociais em espaços educativos formais e não formais que, historicamente sedimentadas no cotidiano, desconsideram a formação inclusiva, participativa e diversa.

Professores Associados: 
Cássia Isac Gonçalves da Silva
Glaucio Delaia Gomes
Julieta Ferreira Romeiro
Luana Maria Siqueira Machado
 Pedro Fornaciari Grabois
Renata Ribeiro Guimarães da Cruz
Roberto Gonçalves Ramalho
 Wagner de Ávila Quevedo.

4. Políticas Públicas em Educação e Diversidade

Este projeto tem por objetivo analisar as temáticas relacionadas à educação e à diversidade presentes nas políticas públicas educacionais, e seus efeitos nos espaços educativos formais e não formais.

Professores Associados: 
Angelissa Tatyanne de Azevedo e Silva
Glaucio Delaia Gomes
Joyce Alves Rocha
Marcelo Nunes Sayão.

 

 

Disciplinas: 

 1º SEMESTRE

1. Temas emergentes em Educação: uma abordagem multidisciplinar (150 HORAS)

Como pensar a educação nos dias de hoje? que destino dar a ela? Quais os caminhos percorridos para a formação do indivíduo? A proposta deste modulo é apresentar, debater e refletir sobre os temas centrais que permeiam as práticas educacionais na contemporaneidade. O ponto de partida deste módulo é a defesa do caráter multidimensional do processo formativo, não alheio às vicissitudes históricas de um tempo. Qual será o papel da educação na constituição das novas subjetividades? Como os processos formativos dialogam ou não com estes sujeitos? Como produzir novos sentidos para o conhecimento em uma cultura do desengajamento, da descontinuidade e do esquecimento? É partindo destas indagações que as disciplinas vão transitar entre temas como desigualdades sociais; espaço escolar x espaço urbano; o corpo e a sua articulação com as diversas práticas, saberes e estratégias que perfazem o processo de ensino-aprendizagem, os processos formativos e os processos constituidores de novas subjetividades, avaliação, ética e educação, entre outros.

DISCIPLINAS

Desigualdades sociais e educação
(30 horas)

Julieta Ferreira Romeiro 

Estudos Urbanos: desafios e possibilidades na educação
(30 horas)

 Paulo Cezar de Barros
 Roberto Ribeiro de Sousa 

O corpo na escola: abordagens sociológicas
(30 horas)
 
Luizana Rocha Migueis Ferreira da Silva 

Avaliação escolar: o mito da objetividade
(30 horas)

Carlos Augusto Aguilar Júnior

Práticas Pedagógicas na formação do sujeito integral
(30 horas)

Rodrigo de Moura e Cunha

2. Metodologia e técnicas de Pesquisa

(30 HORAS)

 

DISCIPLINAS

Metodologia de Pesquisa I
(15 horas)

Israel Sousa
Cássia Isac Gonçalves da Silva

Seminário de Pesquisa em Cidadania e Diversidade
(15 horas)

Angelissa Tatyanne de A. e  Silva

 

 2º SEMESTRE

3. Políticas Públicas para a Educação, Alteridade e Inclusão (135 HORAS)

As aulas deste módulo terão como eixos norteadores as temáticas da educação e das diversidades. Trata-se de pensar a função social da educação na promoção de práticas voltadas para o exercício da cidadania, reivindicando o respeito às diferenças e garantindo o direito de todos os grupos. As desigualdades – sociais, econômicas, raciais, sexuais, regionais, espaciais e culturais, linguísticas, cognitivas – demandam do profissional da educação um olhar atento e avesso aos preconceitos que atravessam as relações sociais e, por conseguinte, os espaços educativos formais e não formais. A proposta é, em última instância, que o profissional da educação se posicione de forma crítica e política, compreendendo os espaços educativos como locus privilegiados da promoção de uma participação política mais efetiva e de práticas sociais que envolvam o reconhecimento dos direitos de negros, índios, mulheres, portadores de necessidades especiais, homossexuais, entre outros.

DISCIPLINAS

Para além do binário masculino x feminino: pluralismo de gênero
(15 horas)

Roberto Gonçalves Ramalho

O antirracismo e as políticas públicas de ação afirmativa no Brasil
(30 horas)

Angelissa Silva e Joyce Alves Rocha
Joyce Alves Rocha

Educação inclusiva: processos formativos, diversidade e inclusão
(30 horas)

Angelissa Silva
Mariza Sueli de Oliveira Sodré

Escola, corpo e subjetividade na contemporaneidade
(30 horas)

Marcelo Nunes Sayão 

Formação, produção de saberes e de sujeitos
(15 horas)

Fabio Carlos de Mattos da Fonseca

Língua e Diversidade
(15 horas)

Luana Maria Machado

4. Metodologia e técnicas de Pesquisa

(45 horas)

 

DISCIPLINAS

Metodologia de Pesquisa II
(15 horas)

Israel Souza
Cássia Isac Gonçalves da Silva

Informática e Educação
(15 horas)

Pedro Paulo da Cunha Machado

Seminário de Pesquisa em Processos Formativos e subjetividades na contemporaneidade
(15 horas)

Fábio Carlos de Mattos da Fonseca
Rodrigo de Moura e Cunha

 

3º SEMESTRE

5. Trabalho de conclusão de curso (TCC)
 

 

Corpo Docente: 

 

 

1. Angelissa Tatyanne de Azevedo e Silva

Mestrado em História  (UFF)
Linha de Atuação: 1
Contato: angelissa.silva@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2324940560534519
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

2. Carlos Augusto Aguilar Júnior

Doutorado em Educação (UERJ)
Linha de Atuação: 
Contato:  carlos.aguilar@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1324557658404444
Google Acadêmico: 
OrcID: https://orcid.org/0000-0003-0199-0360
ResearchID

 

 

3. Cássia Isac Gonçalves da Silva

Doutorado em Computação (UFF)
Linha de Atuação: 
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8760386031068860
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

4. Fabio Carlos de Mattos da Fonseca

Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP)
Linha de Atuação: 
Contato:  fabio.mattos@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0852605446342247
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

5. Glaucio Delaia Gomes

Doutorado em andamento em Filosofia (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: glaucio.gomes@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5511491524361559
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

6. Israel Souza

Doutorado em Epidemiologia em Saúde Publica (Fiocruz)
Linha de Atuação: 
Contato: israel.souza@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7565108541051930​ 
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=gMXgItkAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0003-2844-4167
ResearchID:

 

 

 

7. Joyce Alves Rocha

Doutorado em Meio Ambiente (UERJ)
Linha de Atuação: 
Contato: joyce.rocha@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2652559792362236
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

 

 

8. Julieta Ferreira Romeiro

Doutorado em Sociologia e Antropologia (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5067262215845603
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

9. Luana Maria Siqueira Machado

Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5381834067821790
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

10. Luizana Rocha Migueis Ferreira da Silva

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP)
Linha de Atuação: 
Contato: luizana.silva@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8774038261162681
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

11. Marcelo Nunes Sayão

Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ)
Linha de Atuação: 
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4157790237823446
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

 

12. Mariza Sueli de Oliveira Sodré

Mestrado profissional em Formação Científica (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: mariza.sodre@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6252061924183814
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-1992-0347
ResearchID:

 

 

13. Paulo Cezar de Barros

Doutorado em Gestão e Estruturação do Espaço Geográfico (UERJ)
Linha de Atuação: 
Contato: paulo.barros@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6019059121771870
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

14. Pedro Fornaciari Grabois

Doutorado em Filosofia (UERJ)
Linha de Atuação: 
Contato: pedro.grabois@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8994036833367177
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

15. Pedro Paulo Cunha Machado

Doutorado em Agronomia (UFRRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: pedro.machado@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6105245827132473
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

16. Rafael Filipe Novôa Vaz

Doutorando em Ensino de Matemática (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: rafael.vaz@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0867183050486455
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=KdksIAYAAAAJ
OrcID:https://orcid.org/0000-0002-7266-4661
ResearchID:

 

 

17. Roberto Gonçalves Ramalho

Doutorado em Literatura Comparada (UERJ)
Linha de Atuação: 
Contato: roberto.ramalho@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2113203362373462
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

18. Roberto Ribeiro de Sousa

Mestrado em Geografia (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato:  roberto.sousa@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3477315305410898
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

 

19. Rodrigo de Moura e Cunha

Doutorando em História (UERJ) 
Linha de Atuação: 
Contato:  roberto.sousa@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4441891373014685
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

20. Wagner de Ávila Quevedo

Doutorado em Filosofia (UFMG)
Linha de Atuação: 
Contato:  wagner.quevedo@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1578373594700995
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-9327-6318
ResearchID:

 

 

Trabalhos de Conclusão de Curso: 

 

 

Eventos: 

O Campus Pinheiral – por meio da Pós-graduação em Educação em Direitos Humanos, em parceria com o Campus Paracambi, através da Pós-graduação em Educação e Diversidade – realizará a “II Jornada sobre Educação em Direitos Humanos e Diversidade” nos dias 06 e 07 de dezembro de 2023. As inscrições para submissão de trabalhos (resumos simples, de 300 a 500 palavras) estão abertas até o dia 30/09.

Podem ser submetidos Relatos de Experiência ou Pesquisas em andamento/concluídas, que dialoguem com as seguintes áreas temáticas:

  • Educação e Diversidade;
  • Educação em Direitos Humanos;
  • Processos de Inclusão e Exclusão Escolar: Limites e Desafios;
  • Meu Encontro com Autoras/es Negras/os: entre Livros e Sala de Aula

O público-alvo da Jornada são docentes, pesquisadores e profissionais da educação (formal e não formal) vinculados às redes pública e privada de ensino, bem como estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em educação e áreas afins.

A programação inclui mesas temáticas (com transmissão simultânea), simpósios para apresentação de trabalhos (presencial) e atividades culturais.

Veja a programação completa e faça a sua inscrição aqui.

Normas do Curso: 
Calendário: 

Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS