Logo IFRJ

Licenciatura em Física - Nilópolis

Licenciatura em Física

O curso de Física, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Física para o Ensino Médio e Educação Profissional, com amplo domínio teórico e experimental do conteúdo específico de Física e da práxis pedagógica, criando profissionais reflexivos, competentes e críticos, capazes de promover o conhecimento científico e a disseminação da ciência.

Para além das atividades de ensino, o Licenciado estará qualificado para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, atuação em atividades educacionais não escolares e pesquisa. Com a devida formação continuada, poderá atuar em outros contextos onde se faça necessária a presença do Físico, como no segmento industrial, nuclear e médico.

O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pelo IFRJ no campus Nilópolis.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Eduardo Seperuelo Duarte
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC Nº 286 de 21/12/2012
Critérios de Seleção: 
Sisu / Transferências Externa e Interna / Reingresso
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Nilópolis - Noite
Duração do Curso: 
Mínimo 08 semestres e Máximo 15 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.334,5 horas
Coordenação: 
  • Nome: Eduardo Seperuelo Duarte
  • Contato: licfisica.cnil@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Segundas, Quartas e Sextas 13h – 18h
  • Perfil do Coordenador:   

Possui graduação em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional (2004), Doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Université de Caen Basse-Normandie (2009) e Pós-Doutorado em Exoplanetas no Ames Research Center da NASA (2014).

É professor de Física e Astronomia no curso de Licenciatura em Física do Campus Nilópolis desde que entrou na instituição em Agosto de 2005. Também leciona disciplinas de física básica no Ensino Médio-Técnico e foi professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica de 2017 a 2020. É o professor representante do Campus na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Coordenador do Observatório Astronômico do IFRJ com atividades voltadas para o público de divulgação científica.

Atualmente, coordena um projeto de extensão no programa IF Mais Empreendedor que tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras para micro e pequenas escolas (ou microempreendedores individuais que trabalham na área de ensino) a fim de superarem as dificuldades impostas pela pandemia.

Na pesquisa, tem experiência em análise de dados na área de Formação Estelar (Espectrofotometria de Estrelas T Tauri), Física Atômica e Molecular (Espectrometria FTIR de Gelos Astrofísicos), Exoplanetas (Cálculo Estatístico da Frequência de Exoplanetas) e Ensino de Astronomia (utilização de modelos para explicar fenômenos astronômicos) com artigos publicados em colaboração com pesquisadores nacionais e internacionais.

 

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1500666653320692

 

 

Fluxograma: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS