Logo IFRJ

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores busca uma formação de cidadãos e profissionais capacitados em planejar, administrar, analisar, desenvolver, testar e implantar redes de computadores e os demais recursos computacionais relacionados à área. Além disso, esse profissional será capacitado para avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias e ferramentas de Engenharia de Software, linguagens de programação e banco de dados.

Para oferecer uma formação sólida e com forte ênfase no mercado de trabalho, o curso foi planejado com vistas a desenvolver o conhecimento técnico e científico na área de redes de computadores. Busca-se, dessa forma, a integração do meio acadêmico ao mercado de trabalho e a sociedade, através da profissionalização tecnológica.

A matriz do curso foi planejada de modo a proporcionar aos discentes práticas mais próximas ao mercado de trabalho de redes de computadores, englobando: implementar, manter e monitorar a infraestrutura, serviços e segurança, trabalhando em itens como: Firewall, DNS, DHCP, E-mail, Web, entre outros serviços e protocolos. Outro diferencial do curso está na formação de parte do corpo docente, constituído por instrutores Cisco – uma das maiores empresas, em âmbito mundial, ligada à tecnologia da informação e redes de computadores –, o que possibilita o acesso desses docentes a todo o material didático do curso de preparação CCNA – uma das primeiras certificações para profissionais da área de redes de computadores. O discente terá contato, também, com outros conteúdos importantes da área, que são os relacionados à administração de servidores Windows e Linux, Sistemas Operacionais e os serviços que executam sobre eles. No mais, no conjunto de disciplinas, o estudante desenvolverá o conhecimento técnico e científico em sua área de formação.

Coordenador: 
Armando Martins de Souza
Ato Autorizativo: 
Resolução do Conselho Superior do IFRJ nº 64, de 13/11/2019
Critérios de Seleção: 
SiSu / Transferências Externa e Interna / Portador de Diploma
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Arraial do Cabo - Noturno
Duração do Curso: 
Mínimo 6 semestres e máximo 11 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
2.025 horas
Coordenação: 
  • Nome: Armando Martins de Souza
  • Contato:  armando.souza@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Segunda-feira das 16h30min às 20h40min e Quarta-feira das 18h10min às 21h30min 
  • Perfil do Coordenador: 

Mestre em Sistemas de Informação (UFRJ), Pós Graduado em Projeto e Gerência de Redes de Computadores e Docência para Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados. Período de Bacharelado em Ciência da Computação. Certificado Linux Conectiva desde 2003, LPI níveis 1 e 2, Certificado ITIL e instrutor Cisco. Especialista na gerência de equipes e projetos ligados suporte e infraestrutura tecnológica. Gerenciamento de projetos ligados a Alta Disponibilidade (HAProxy, KeepAlive, Heartbeat, DRBT e Mon) e ambientes complexos. Gerenciamento de projetos referente a monitoramento de ambientes utilizando várias ferramentas (Nagios, Cacti, SNMP, Centreon). Hábil no relacionamento com níveis estratégico e tático, desenvoltura no trato cliente x fornecedor. Experiente na migração e estabilização de ambientes de produção baseados em GNULinux/Unix e equipamentos Cisco. Conclusão dos cursos preparatórios para certificações CCNA (Univercidade) e Oracle DBA Master (Instituto Infnet). Foi professor da Universidade Castelo Branco, do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), do Centro Universitário Carioca (Unicarioca) e dos cursos preparatórios para certificação Linux no Instituto InfNet, ADV Informática e Senac. Colaborador no projeto de emergência contra chuvas fortes da Defesa Civil do Rio de Janeiro (pela UFRJ). Participou do Grupo de Trabalho de estudo e criação do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Arraial do Cabo / IFRJ.

       

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS