Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos

Processos Químicos

O rápido desenvolvimento exige que o setor produtivo tenha em seus quadros profissionais com formação que lhes permitam adaptar-se com rapidez e eficiência às novas tecnologias, tornando o setor onde atua mais competitivo. Assim, a inserção no mercado de trabalho do Tecnólogo em Processos Químicos vem ao encontro da necessidade já apontada por esse setor. O Tecnólogo em Processos Químicos é um profissional de nível superior apto a gerenciar, supervisionar e operar plantas industriais de diferentes ramos, tais como o químico, petroquímico, alimentício, farmacêutico e outros. Este profissional poderá, ainda, atuar nos segmentos de pesquisa e desenvolvimento, segurança e qualidade, além de ingressar em cursos de pós-graduação de áreas afins.

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador:
Flávia Carvalho de Souza
Ato Autorizativo:
Portaria SERES/MEC N° 286 de 21/12/2012
Critérios de Seleção:
SiSu / Transferências Externa e Interna / Portador de Diploma
Modalidade:
Campus e Turno:
Rio de Janeiro - Noite
Duração do Curso:
Periodicidade Letiva:
Semestral
Carga Horária:
2.592 horas
Coordenação:
  • Nome: Flávia Carvalho de Souza
  • Contato: processosquimicos.cmar@ifrj.edu.br / Sala dos coordenadores: 21 2566-7734
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Segundas e Quartas, de 19h as 21h.
  • Perfil do Coordenador:

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Rio de Janeiro, desde 2011. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2004),
graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), especialização em Engenharia de Processos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente atua na coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos e desenvolve projetos de pesquisa com os seguintes temas: corrosão, produtos naturais, sensores eletroquímicos.

Currículo na Plataforma Latteshttp://lattes.cnpq.br/5816833602637378

Fluxograma:

Fluxograma (disponível no Projeto Pedagógico do Curso)

Projeto Pedagógico do Curso:
Corpo Docente: