Logo IFRJ

Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos

Processos Químicos

O rápido desenvolvimento exige que o setor produtivo tenha em seus quadros profissionais com formação que lhes permitam adaptar-se com rapidez e eficiência às novas tecnologias, tornando o setor onde atua mais competitivo. Assim, a inserção no mercado de trabalho do Tecnólogo em Processos Químicos vem ao encontro da necessidade já apontada por esse setor. O Tecnólogo em Processos Químicos é um profissional de nível superior apto a gerenciar, supervisionar e operar plantas industriais de diferentes ramos, tais como o químico, petroquímico, alimentício, farmacêutico e outros. Este profissional poderá, ainda, atuar nos segmentos de pesquisa e desenvolvimento, segurança e qualidade, além de ingressar em cursos de pós-graduação de áreas afins.

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador:
Érica da Cruz Faria
Ato Autorizativo:
Portaria SERES/MEC N° 286 de 21/12/2012
Critérios de Seleção:
Sisu / Transferências Externa e Interna / Reingresso
Modalidade:
Campus e Turno:
Rio de Janeiro - Noite
Duração do Curso:
Periodicidade Letiva:
Semestral
Carga Horária:
2.592 horas
Coordenação:
  • Nome: Érica da Cruz Faria
  • Contato: processosquimicos.cmar@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: segunda a quinta, das 18h  às 19 h
  • Perfil do Coordenador:

Érica da Cruz Faria é doutora na área de Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano - IMA/UFRJ (2019). Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006). É professora efetiva com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Rio de Janeiro (Maracanã) desde 2009. Foi coordenadora do CST em Processos Químicos de maio/2009  a setembro/2011. Foi eleita novamente como coordenadora do CST em Processos Químicos, assumindo a coordenação em meados de julho de 2021.

Currículo na Plataforma Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465453650091242

Fluxograma:

Fluxograma (disponível no Projeto Pedagógico do Curso)

Projeto Pedagógico do Curso:
Corpo Docente:

ACESSO À INFORMAÇÃO