Logo IFRJ

Bacharelado em Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

O Curso de Graduação em Terapia Ocupacional tem como objetivo a formação de profissionais competentes, críticos e capazes de articular reflexivamente recursos terapêuticos (artísticos, lúdicos e tecnológicos) com os princípios do Sistema Único de Saúde. O Terapeuta Ocupacional tem sua ação orientada para a emancipação e autonomia de indivíduos e/ou grupos populacionais com problemáticas específicas nas áreas de desempenho ocupacional (trabalho, lazer e atividades de vida diária).
Ao concluir o curso, o egresso poderá trabalhar em hospitais, ambulatórios, consultórios e domicílios, centros de saúde, centros de reabilitação física, centros de atenção psicossocial, centros de convivência; nos Programas de Saúde da Família, em comunidades, em creches e escolas; nas instituições geriátricas, penais, de ação sócio-educativa; em ONG, empresas e em projetos de ações sociais e/ou culturais. Saúde da Criança, da Mulher, do Trabalhador e do Idoso são alguns dos temas que norteiam as disciplinas em cada período do Curso.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

 

Coordenador: 
Simone Maria Puresa Fonseca Lima
Ato Autorizativo: 
Reconhecimento - Portaria SERES/MEC nº 305 de 27/12/2012
Critérios de Seleção: 
Sisu / Transferências Externa e Interna / Reingresso
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Realengo - Integral
Duração do Curso: 
Mínimo 8 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
4.023 horas
Coordenação: 
  • Nome: Simone Maria Puresa Fonseca Lima
  • Contatoterapiaocupacional.creal@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: segunda-feira: 9h - 12h e sexta-feira: 8h - 13h.
  • Perfil do Coordenador: 

    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1991) e Mestrado em Ciências, pelo programa de Reabilitação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (1997). Tem especialização em Terapia da Mão e Membro Superior pela UNIFESP (2003) e em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Gestão pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN (2020).Ingressou em 2010 como docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e exerceu a função de coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional, de 2011 a 2015, como também de coordenadora Técnica em Terapia Ocupacional da Clínica-Escola do Campus Realengo até agosto de 2021. Atualmente exerce a coordenação do Curso de Terapia Ocupacional, ministra aulas e participa de projetos de extensão e pesquisa.

          Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/4396042742292000

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS