Logo IFRJ

Bacharelado em Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

O Curso de Graduação em Terapia Ocupacional tem como objetivo a formação de profissionais competentes, críticos e capazes de articular reflexivamente recursos terapêuticos (artísticos, lúdicos e tecnológicos) com os princípios do Sistema Único de Saúde. O Terapeuta Ocupacional tem sua ação orientada para a emancipação e autonomia de indivíduos e/ou grupos populacionais com problemáticas específicas nas áreas de desempenho ocupacional (trabalho, lazer e atividades de vida diária).
Ao concluir o curso, o egresso poderá trabalhar em hospitais, ambulatórios, consultórios e domicílios, centros de saúde, centros de reabilitação física, centros de atenção psicossocial, centros de convivência; nos Programas de Saúde da Família, em comunidades, em creches e escolas; nas instituições geriátricas, penais, de ação sócio-educativa; em ONG, empresas e em projetos de ações sociais e/ou culturais. Saúde da Criança, da Mulher, do Trabalhador e do Idoso são alguns dos temas que norteiam as disciplinas em cada período do Curso.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

 

Coordenador: 
Márcia Cristina de Araújo Silva
Ato Autorizativo: 
Reconhecimento - Portaria SERES/MEC nº 305 de 27/12/2012
Critérios de Seleção: 
SiSu / Transferências Externa e Interna / Portador de Diploma
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Realengo - Integral
Duração do Curso: 
Mínimo 8 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
4.023 horas
Coordenação: 
  • Nome: Márcia Cristina de Araújo Silva
  • Contatoterapiaocupacional.creal@ifrj.edu.br / marcia.araujo@ifrj.edu.br 
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Quinta-feira – 10hs às 15hs / Sexta-feira – 11:30 às 14hs
  • Perfil do Coordenador: 

    A atual coordenadora do curso de bacharelado em Terapia Ocupacional, a professora Márcia Cristina de Araújo Silva é Mestre em Ciências pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Fernandes Figueira/FIOCRUZ (2015). Possui Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2008 e Especialização Terapia Ocupacional com Ênfase em Desenvolvimento Infantil em 2010, pela mesma Universidade. Tem experiência no Desenvolvimento Infantil e desenvolve pesquisas na área de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar. Em 2011 passou a integrar o corpo docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Realengo e já atuou na gestão como Coordenadora de Extensão entre 2015 e 2017 e Coordenadora do curso de Terapia Ocupacional de 2017 a 2021.

          Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5871061894636954

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS