Logo IFRJ

Bacharelado em Fisioterapia

Fisioterapia

O Curso de Bacharelado em Fisioterapia tem como objetivo formar o profissional Fisioterapeuta sensibilizado pelos princípios do Sistema Único de Saúde, capaz de intervir nas condições de saúde da população, tanto em caráter individual quanto coletivo, avaliando, diagnosticando, desenvolvendo, prevenindo, educando, tratando e recuperando funções e/ou disfunções, assim como restaurando a integridade de órgãos e sistemas corporais. 

Ao concluir o curso, o egresso poderá trabalhar em hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, domicílios, centros de saúde, centros de reabilitação física, centros de convivência, nos Programas de Saúde da Família, em creches e escolas, nas instituições geriátricas, empresas, academias e clubes desportivos. Saúde da Criança, da Mulher, do Trabalhador e do Idoso são alguns dos temas que norteiam as disciplinas em cada período do Curso.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Mônica Romitelli de Queiroz
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC Nº 136, DE 1º/03/2018
Critérios de Seleção: 
SiSu / Transferências Externa e Interna / Portador de Diploma
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Realengo - Integral
Duração do Curso: 
10 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
4.644 horas
Coordenação: 
  • Nome: Mônica Romitelli de Queiroz
  • Contato:  fisioterapia.creal@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: 2ª feira, das 8 às 12 horas; 4ª feira, das 13 às 17 horas; 6ª feira, das 8 às 12 horas.
  • Perfil do Coordenador: 

A professora Mônica Romitelli de Queiroz possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1985). É mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP-USP (1991) e Doutora em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2018).

Ingressou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em 2006, onde atua como docente no curso de Graduação em Fisioterapia. Participou da Comissão de Criação dos Cursos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, no período de 2006 a 2008. Em 2009, assumiu a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da instituição, tendo permanecido na função até abril de 2014. Em maio de 2021, assumiu a coordenação deste curso.

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5047875789878661

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS