Logo IFRJ

Bacharelado em Farmácia

Farmácia

Seguindo as tendências das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Farmácia, considerando o caráter interdisciplinar da profissão farmacêutica, o currículo permitirá a integração entre as ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas, sociais e farmacêuticas, despertando, já nos primeiros períodos do curso, o interesse para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, recebendo informações sobre os princípios e fundamentos da profissão, ressaltando sua importância, a responsabilidade do papel social e o compromisso com a cidadania.
O curso de Graduação em Farmácia tem como objetivo a formação generalista, contemplando as atribuições inerentes ao farmacêutico, com a preocupação de proporcionar um ensino de qualidade não somente na formação específica do profissional, mas no desenvolvimento de cidadãos com senso ético e responsabilidade social.
Ao concluir o curso, o egresso será capaz de exercer atividades associadas ao fármaco e ao medicamento, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle de produção e análise de alimentos. Além de poder trabalhar em unidades e serviços da rede de saúde, Hospitais, Farmácias Comunitárias, Manipulação Alopática, Manipulação Homeopática; Indústrias Farmacêuticas, de Cosméticos e de Alimentos; Laboratórios de Análises Clínicas; Centros de Pesquisas e Desenvolvimento.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Mariana Martins Gomes Pinheiro
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC Nº 136, DE 1º/03/2018
Critérios de Seleção: 
SiSu / Transferências Externa e Interna / Portador de Diploma
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Realengo - Integral
Duração do Curso: 
10 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
5.238 horas
Coordenação: 
  • Nome: Mariana Martins Gomes Pinheiro
  • Contato: farmacia.creal@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Segunda-feira, das 12:30h às 16:30h, e quinta-feira, das 08h às 14:30h.
  • Perfil do Coordenador: 

Mariana Martins Gomes Pinheiro é docente do Curso de Graduação em Farmácia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro desde 2011, onde leciona as disciplinas de Bases Farmacoterapêuticas III, Toxicologia Geral, Seminários de Pesquisa em Farmácia II e Tópicos Especiais em Farmacologia Clínica e Terapêutica. Ex-aluna do Curso Técnico em Química Industrial pela Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro (ETFQ) (2001). Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas - Farmacologia e Química Medicinal pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008 e 2012). Experiência em pesquisa científica na área de Farmacologia da Dor e da Inflamação. Membro do CONAPNE Creal. Atua no curso FIC em Balconista de Farmácia.

 

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2190142428824687

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS