Logo IFRJ

Bacharelado em Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas possui ênfase em Biotecnologia e está voltado para a formação de profissionais para atender a demandas crescentes no mercado de trabalho, tais como: a Biotecnologia Animal e Humana (Saúde); Biotecnologia Vegetal (Agropecuária e Agronegócios); Biotecnologia Ambiental (Controle e Preservação do Meio Ambiente) e os Processos Industriais Biotecnológicos.
Essas áreas têm como objetivo o conhecimento dos seres vivos e seus constituintes para gerar produtos de interesse socioeconômico, voltados para a melhoria da qualidade de vida da população, como por exemplo: o uso das células-tronco com aplicações terapêuticas, as práticas de congelamento de sangue de cordão-umbilical, o monitoramento ambiental pelas técnicas da biologia molecular, os alimentos transgênicos e outros, inseridos na capacitação prática do Biólogo.
O curso associa uma formação sólida nas disciplinas de base científicas, constituídas pelo tripé biologia-física-química, ao treinamento intensivo e prático, em laboratórios de Biotecnologia; Biologia; Bioquímica; Microscopia; Química e em planta-piloto de Tratamento de Efluentes.
O Biólogo assim formado poderá trabalhar em instituições públicas e privadas que atuam no campo da Biologia, com ênfase na Biotecnologia: laboratórios de análises e diagnósticos; laboratórios de controle de qualidade; hospitais; centros de pesquisa científica e tecnológica; no parque industrial e em universidades.

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Roberta Kuan Tchuen de Mello Loh
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC nº 1.095 de 24/12/2015
Critérios de Seleção: 
SiSu / Transferências Externa e Interna / Portador de Diploma
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Rio de Janeiro - Tarde
Duração do Curso: 
Mínimo 8 semestres e máximo 15 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
4.131 horas
Coordenação: 
  • Nome: Roberta Kuan Tchuen de Mello Loh 
  • Contato: cienciasbiologicas.cmar@ifrj.edu.br / Sala dos coordenadores (21) 2566-7734
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Terças: 13h – 15h, Quartas:10h – 12h e Sextas: 13h – 15h
  • Perfil do Coordenador: 

Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro, a atual coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas é bióloga, Bacharel e Mestre em Genética e Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou Pós-doutorado no Departamento de Genética da Universidade Federal e no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Tem experiência nas áreas de Biodiversidade Molecular e Biotecnologia Vegetal com ênfase em Análise de Expressão Gênica.

Currículo na Plataforma Lattes:   http://lattes.cnpq.br/2766620698228444

 

 

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS