Cursos do campus Volta Redonda alcançam nota 4 no Enade

cartaz azul escuro, escrito "enade 2017" em branco

Os cursos de Licenciatura de Matemática e Física do campus Volta Redonda receberam conceito quatro na edição de 2017 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os resultados foram avaliados e divulgados por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que atribui conceitos de um a cinco, de acordo com o desempenho dos estudantes na prova.

O curso de Licenciatura em Física foi implantado em Volta Redonda em 2009 e em 2012 passou pela primeira avaliação do Enade, sendo o primeiro curso de Graduação do IFRJ a receber nota cinco no exame. O coordenador do curso, Jaime de Oliveira, comemorou: “Como coordenador acompanhei o curso desde o início e é uma realização muito boa ver o curso recebendo nota 4 no Enade 2017. A gente fica feliz por aquilo que fizemos e começa a pensar para frente”, disse.

“Como é a primeira vez que o curso é avaliado integralmente, a gente fica feliz. Nós tivemos um aluno que fez a prova do Enade e foi o primeiro colocado num concurso no estado de Minas Gerais. Temos vários alunos egressos que estão no mestrado e isso mostra que o curso tem qualidade, não deixa nada a desejar aos cursos dos grandes centros”, completou o coordenador.

Para a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Renata Arruda, o resultado obtido não foi uma surpresa: “A gente conhece nossos alunos, sabemos quais estão fazendo a prova do Enade e a qualidade deles, então já tínhamos essa expectativa”, comentou Renata. “Não é um mérito só da coordenação, é um mérito de toda a equipe que fez o projeto do curso, de todos que acompanham e, também, dos alunos que se esforçaram para ter esse resultado”, concluiu.

O Enade tem como finalidade avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de formação superior. O exame é obrigatório e indispensável para a emissão do histórico escolar, sendo os cursos avaliados a cada três anos.