Curo de Formação para servidores é concluído no campus Duque de Caxias

Chegou ao fim, no dia 05 de novembro, o curso “Desafios e caminhos na escola diante do sofrimento psíquico contemporâneo”, ministrado pelo professor do Instituto de Psicologia da UFRJ, Fábio Malcher.

Os encontros organizados pela equipe de Psicologia procuram sensibilizar servidores docentes e técnicos-administrativos sobre questões vividas no campus Duque de Caxias.

No encontro, Malcher propôs uma partilha das situações, a fim de pensar em conjunto com os participantes, estratégias que consigam solucionar e amenizar tais questões.

O docente alertou que é necessário repensar o termo ‘alunos difíceis’, quando na verdade a descrição mais adequada corresponde a ‘encontros difíceis’. Para ele, “rotular é um modo muito mais rápido de dar sentido”.

Malcher alertou que quando percebemos que o problema não está somente no outro, as possibilidades de transformações são maiores.

Após as exposições dos docentes presentes, o psicanalista comentou que as inovações propostas diante das situações revelam criatividade e vontade de modificar positivamente os encontros em sala de aula.

Encerrando o curso, o professor falou sobre as formas com que alunos e professores se relacionam, sendo necessário que os docentes saibam sustentar a autoridade, sem se valer do autoritarismo.

Outro tópico abordado, foi o anonimato com que alunos se comunicam nas redes sociais. A situação viabiliza a expressão dos estudantes, mas esconde a demanda individual deles. Considerando esse fato, Malcher sinalizou que também é preciso ouvir esses alunos.

colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira