CoSAAT Nilópolis realiza doação de materiais ao Instituto Benjamin Constant

servidores do IFRJ posando para foto com os materiais doados na mesa

Na busca por contribuir para melhorias no ensino de deficientes visuais, a Coordenação de Segurança e Administração de Ambientes Tecnológicos (CoSAAT) do campus Nilópolis realizou, no dia 20 de junho, uma doação de materiais de laboratório para aulas de Ciências do Instituto Benjamin Constant (IBC), localizado na Urca.

A contribuição foi resultado da iniciativa da professora aposentada do campus Nilópolis, Andréa Moraes, que atualmente realiza trabalho voluntário no IBC e articulou a doação do material; ao lado da docente Elaine Carvalho, que também é supervisora de voluntariado do Benjamin Constant. No total, mais de 70 vidraçarias foram doadas para o laboratório, que anteriormente contava com cerca de 17 equipamentos.

O encontro contou com a participação dos servidores: Sérgio de Souza (coordenador da CoSAAT), Josie Carvalho, Renan Batista e Renato Valério, que realizaram a entrega dos equipamentos. Eles foram recebidos pelo diretor do Departamento de Educação do IBC, Paulo Augusto Rodrigues, e pela professora Elaine Carvalho.

O servidor do campus Nilópolis Renato Valério contou um pouco sobre como foi o encontro: “Foi bastante interessante perceber como funciona o ensino para esses alunos. Nos foi mostrado como é a adaptação das vidrarias, o que os alunos aprendem nessa sala de ciências. E, principalmente, perceber que eles possuem uma noção muito grande de química na prática”, comentou.

A principal finalidade das práticas realizadas no laboratório da instituição é motivar e estimular o interesse dos alunos, a fim de contribuir para os processos de ensino e aprendizagem das aulas de Ciências. Dessa forma, o diretor Paulo Augusto Rodrigues, destacou a importância da doação desses equipamentos: “Poder utilizar esses materiais específicos de laboratório colabora, e muito, para o entendimento do material grafotátil utilizados por nossos alunos”, disse.

Paulo contou, também, que os equipamentos já estão sendo identificados em Braille e organizados para que estejam disponíveis em breve para os alunos do Benjamin Constant.