Logo IFRJ

Consultas Públicas - Pesquisa, Pós-graduação e Empresas Juniores

O Conselho Acadêmico de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Capog) finalizou, na reunião de 15 de maio de 2023, a versão preliminar de documentos relacionados à pesquisa, à pós-graduação e à inovação para consulta pública à comunidade, disponível até 30 de junho de 2023.

O primeiro documento atualiza o Regulamento das Atividades e Programas de Pesquisa (aprovado pela Resolução ConSup/IFRJ nº 50, de 8 de dezembro de 2017), renomeando-o para Política de Pesquisa do IFRJ. A diretora de Pesquisa (Dpesq) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), Márcia Cristina da Silva, destaca a importância da atualização desse documento: "Há algum tempo já tínhamos recebido contribuições das Coordenações de Pesquisa e Inovação (CoPI) dos campi por meio de reuniões, e aguardávamos a compilação e revisão por parte da equipe da Proppi para envio ao Capog". A mudança de nome, segundo o pró-reitor da Proppi, Marcus Vinicius Pereira, alinha-se a uma estrutura hierárquica de documentos em que as políticas são consideradas documentos institucionais estruturantes, originando regulamentos, instruções normativas e, em alguns casos, editais. "Hoje, o IFRJ ainda não possui regulamentos de seus principais programas de pesquisa e inovação e, a partir da aprovação da Política de Pesquisa, construiremos esses documentos", afirmou o pró-reitor. A consulta pública da Política de Pesquisa está disponível em https://pesquisa.ifrj.edu.br/index.php/936529?lang=pt-BR.

De acordo com a diretora da Agência de Inovação, Patricia Ferreira, a Política de Inovação do IFRJ (aprovada pela Resolução ConSup/IFRJ nº 38, de 19 de julho de 2021) é um exemplo dessa estrutura e que se relaciona, por exemplo, aos já existentes Regimentos Internos de Incubadoras e de IFMakers (Ambientes de Inovação Multidisciplinar), e ao inédito Regulamento de Empresas Juniores, segundo documento em consulta pública deflagrada pelo Capog, disponível em https://pesquisa.ifrj.edu.br/index.php/248531?lang=pt-BR, e que era uma demanda antiga da inovação e dos cursos de graduação a partir da promulgação da Lei nº 13.267/2016.

Outro documento aprovado pelo Capog é a inédita Política de Pós-graduação do IFRJ, que se relaciona aos Regulamentos Gerais da Pós-graduação Lato Sensu (aprovado pela Resolução ConSup/IFRJ nº 59, de 09 de novembro de 2021) e Stricto Sensu (aprovado pela Resolução ConSup/IFRJ nº 58, de 09 de novembro de 2021). Para a coordenadora-geral de Pós-graduação (CGPG) da Proppi, Isabel Scrivano: "trata-se de um documento necessário, que toda instituição de ensino superior que oferta pós-graduação deve possuir". A consulta pública dessa Política receberá contribuições por meio do formulário disponível em https://pesquisa.ifrj.edu.br/index.php/227527?lang=pt-BR.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS