Logo IFRJ

Conexão Brasil-Moçambique

Cinco professoras moçambicanas estiveram por 15 dias no Campus Pinheiral em uma missão de formação tecnológica na área de agricultura, que começou no dia 25 de novembro e se encerrou no dia 6 de dezembro de 2024.

O Brasil recebeu 75 formadores de diferentes instituições do Ensino Técnico Profissional de Moçambique que foram distribuídos entre 14 Institutos Federais do Brasil.

O programa tem o objetivo de capacitar formadores para a melhoria e desenvolvimento de competências técnicas e tecnológicas nas seguintes áreas:

  • Metodologias de Ensino

  • Sistemas de Irrigação

  • Análise de Solos

  • Produção de Sementes

  • Processamento Alimentar

  • Controle de pragas e doenças

Da experiência no Campus Pinheiral, as professoras destacaram a intenção de levar  aos produtores rurais de Moçambique conhecimentos e técnicas de baixo custo que podem auxiliar na superação de dificuldades enfrentadas em seu país de origem. Entre essas técnicas estão:

  • Métodos acessíveis de análise de solos, que dispensam o uso de laboratórios e são especialmente úteis para produtores que enfrentam grandes desafios financeiros.

    Processos de fabricação de tintas e produção artística, através do solo.

  • Modos de produção de iscas para o controle biológico de pragas, um problema significativo para os agricultores moçambicanos.

  • Técnicas de processamento de alimentos, como o aproveitamento integral de cascas de frutas na produção de doces, e métodos de higienização, atualmente, Moçambique tem um potencial inexplorado.

  • Propostas de educação e conservação ambiental.

  • Técnicas de taxidermia.

professoras moçambicanas no campus Pinhieral, tendo aula sobre atividades agrícolas

Participaram do Intercâmbio em Pinheiral,as professoras: Anelina de Lauren António Saniconda; Cesária Ricardo César Manuel; Esmeralda da Conceição, Jorgina Fiel Manso e Hortência de Fátima João Xavier Tazuiona.

Sobre a recepção do Campus Pinheiral, Rodrigo Lemos, Coordenador-Geral de Relações Internacionais declarou: “Não temos nem como mensurar o quanto vocês foram incríveis e importantes.  Minha admiração por vocês, pelo profissionalismo e dedicação só cresce. Tenho o maior orgulho de dizer que Pinheiral é o verdadeiro reflexo da interiorização da internacionalização.”

Colaboração: Ascom Pinheiral

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS