Logo IFRJ

Conexão Brasil & Angola

O Campus Volta Redonda, em parceria com a Coordenação Geral de Relações Internacionais e com a Coordenação Geral de Programas e Projetos, realizou o evento Conexão Brasil & Angola no dia 24 de abril.  

De acordo com os organizadores o objetivo foi abordar a internacionalização da extensão e divulgar ações da Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU). O evento contou com a participação do vice coordenador da Rede, Professor Auxiliar e Diretor Geral Adjunto para Área Científica da Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB/Angola), Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa.

Na opinião de Felizardo, falar de Angola para os alunos do IFRJ foi muito importante porque permitiu, por um lado, dar a conhecer aos discentes, de forma simples e lúdica, informações que muitas vezes eles não têm acesso e de outro lado, mostrar como o que chamamos de internacionalização é muito importante para a sua formação cultural. “Neste sentido, a própria experiência do prelector foi usada para mediar a discussão, permitindo que os alunos conversassem com alguém que é angolano, trabalha actualmente em Angola, mas teve por um período razoável imerso na cultura brasileira, apresentando dessa forma como essa sua experiência de internacionalização feita no Brasil foi importante para a sua actuação actual como pesquisador e professor universitário”. Ainda, segundo o convidado, esse encontro também reforça e dá materialidade a importância de se terem criadas redes de cooperação entre IES de diferentes países que promovam esse trânsito de profissionais.

A estudante Laura Viana, do 3º período do curso Técnico Integrado de Automação Industrial falou sobre o que viu. “Conheci mais sobre a cultura da Angola por meio do evento e isso foi muito enriquecedor. Aguçou minha vontade de conhecer outros países, vivenciar sua cultura e experimentar suas comidas típicas. Com a ajuda do Rodrigo e da Michelle sei o caminho que seguir no site do IFRJ para ter uma oportunidade de fazer o intercâmbio estudantil e expandir meus horizontes para fora do Brasil. Adorei o evento!"

Deborah Borges, técnica em Assuntos Educacionais – CVR, disse que foi importante conhecer um pouco de Angola pelas lentes de alguém natural de lá. “Ffoi uma experiência diferente, pois muitas vezes nosso conhecimento de outros povos nos chega através de pessoas daqui mesmo. Com fala simples, Felizardo Costa me conduziu numa verdadeira viagem pelo desconhecido. Imaginem só descobrir que a capoeira de Angola é genuinamente brasileira... Por anos acreditei nessa informação e cheguei a reproduzi-la como fato. Também não conhecia o projeto de internacionalização”.

SELFIE tirada a partir do palco e mostrando os espectadores sentados nas cadeiras do auditorio

Participaram:  Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa (Professor Auxiliar e Diretor Geral Adjunto para Área Científica da Escola Superior Pedagógica do Bengo – ESPB/Angola, Vice Coordenador da RIEU); Rodrigo Lemos (Coordenador Geral de Relações Internacionais do IFRJ); Michelle Abraão (Coordenadora Geral de Programas e Projetos do IFRJ e Diretora Administrativa da RIEU); Aline Chaves Intorne (docente do campus Volta Redonda do IFRJ e Diretora Acadêmica da RIEU); André Augusto Isnard (Diretor Geral do campus Volta Redonda do IFRJ).

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS