Comunicado à comunidade do IFRJ

No último ano a nossa gestão tem realizado ações para garantir o aumento no orçamento e para que possamos resolver os problemas de infraestrutura nos campi e na reitoria. Desde quando assumimos a gestão, em maio de 2018, sabíamos dos desafios. Entretanto, as dificuldades financeiras e orçamentárias, nos últimos dias, têm aumentado com um cenário bem difícil.

Hoje, recebemos a confirmação do corte de recurso no orçamento do IFRJ no valor aproximado de 32,6 % do total do nosso orçamento, o que gera o impacto de menos R$ 16.281.273,00 (dezesseis milhões duzentos e oitenta e um mil duzentos e setenta e três reais).

A redução do orçamento impacta diretamente na capacitação de servidores, recursos para novas reformas, novas obras e impacta no funcionamento do IFRJ. Se escalonarmos o recurso total, nos faz perceber que teremos recursos para manter o IFRJ apenas até o mês de agosto de 2019. Em outras palavras, o corte, afeta diretamente as ações de ensino, pesquisa e extensão em andamento, impactando diretamente a vida dos nossos servidores e estudantes.

A reitoria do IFRJ juntos aos demais reitores dos Institutos Federais têm defendido no Ministério da Educação a liberação total de nosso orçamento, visto que desde o ano passado já estávamos em processo de redução do orçamento. Nosso orçamento em 2019 já era o mais enxuto possível e se o corte não for planejado teremos retrocessos na educação profissional e tecnológica.

Apesar de todas as ações de defesa da Rede Federal, serão necessárias algumas medidas para garantir o nosso funcionamento na reitoria e nos campi até ao final do ano, a saber:

1. Suspensos novos editais para concessão de bolsas em projetos de extensão e pesquisa (iniciação científica);
  2. Suspensas as solicitações e pagamento de diárias nacionais e internacionais de gestores e servidores;
  3. Suspensas as solicitações e pagamento de passagens nacionais e internacionais de gestores e servidores, exceto aquelas já adquiridas e cujo cancelamento poderão trazer prejuízos ao IFRJ;
  4. Suspensos os processos de capacitação ainda que já empenhados e que ainda não tenha ocorrido a capacitação, salvo justificativa formal no processo pela Diretoria Geral do Campus quanto a indispensabilidade da capacitação.

Esclarecemos ainda que a PROAD está adotando outras medidas necessárias ao balanceamento das contas e pagamento de compromissos já assumidos. Solicitamos aos Diretores Gerais dos Campi e seus respectivos Diretores Administrativos que sejam cautelosos e criteriosos quanto a novas despesas, dando preferência aos contratos continuados.

Nos colocamos à disposição para esclarecer as dúvidas que surgirem.

Pró-reitoria de Planejamento e Administração - PROAD