Compromisso com a transparência marca encontro com servidores em São João de Meriti

O campus São João de Meriti recebeu o reitor do IFRJ, professor Rafael Almada e a equipe de pró-reitores da Instituição para a realização da segunda etapa do projeto Diálogos com o Reitor no dia 25 de fevereiro. No encontro, além de uma reunião com os servidores para atender demandas específicas, também houve conversas com os alunos e com os diretores.

Rafael Almada estava acompanhado dos pró-reitores: Alessandra Ciambarella, de Ensino; Igor Valpassos, Planejamento e Administração; Cristiane Henriques, de Extensão; Rodney Albuquerque, de Pesquisa, Inovação e pós-graduação, além do do diretor-executivo João Gilberto Carvalho.

Esta segunda visita (a primeira ocorreu no dia 14 de fevereiro) teve início com uma conversa com os servidores do campus. O objetivo central foi dirimir dúvidas sobre o processo de substituição de dois diretores do campus no fim de 2018.

O reitor ouviu os servidores, esclareceu dúvidas e explicou, mais uma vez, que nada houve de arbitrário ou antidemocrático na decisão tomada. “O que é importante ficar muito claro é que houve, sim, o diálogo com o diretor-geral do campus, um representante direto dos servidores. Nada foi feito de uma hora para outra ou algo parecido, sem que o campus estivesse a par dos motivos das substituições”.

Rafael também disse que as decisões se basearam numa realidade de problemas identificados e analisados criteriosamente. “Eu não posso achar normal identificar problemas que afetam o funcionamento do campus, da instituição, e não fazer nada. Para isso eu fui eleito, para agir sempre em prol do IFRJ como um todo, e isso só é possível com diálogo e com atitude. O reitor não pode esperar, tem que identificar problemas e agir, tem que fazer as coisas acontecerem, de forma democrática”.

O reitor também fez questão de enfatizar que não tem problemas em voltar atrás em uma decisão, “Mas é preciso que todos entendam como se deu o processo da tomada de decisão, que fatores levaram a isso. Caso contrário, só teremos a produção de mais ruídos na comunicação, que precisa ser clara e direta sempre”.

Rafael lembrou que sua gestão tem se destacado na promoção deste diálogo aberto com todos os campi, e por isso tem ido a todas as unidades no intuito de estar próximo de cada servidor, de cada aluno. “Esta já é uma marca de nossa gestão. Porque acredito que é assim que se resolvem problemas, ouvindo, ponderando, e baseando resoluções em dados reais e não em ‘achismos’”. Os pró-reitores seguiram a mesma linha em suas palavras, no sentido de enfatizar que em um ambiente democrático a transparência e a responsabilidade por atitudes praticadas é essencial.

Ao fim do encontro, o reitor atendeu a um encaminhamento proposto e determinou a criação de uma comissão formada por três professores, três técnico-administrativos e três alunos, além do diretor-geral do campus. Marcou também uma reunião na Reitoria, no dia 27, no período da manhã, para que se chegue a uma solução que atenda às necessidades tanto do campus quanto da gestão.

Durante a tarde foram realizadas as reuniões com os alunos, que ouviram a equipe da Reitoria e também expuseram suas opiniões, e, no fim do dia, com os diretores.