Logo IFRJ

Comitê de Bacias Hidrográficas apresenta oportunidades de financiamento à comunidade

Oportunidades de financiamento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, custeio para laboratórios, remuneração de alunos bolsistas, financiamento de trabalhos de conclusão de curso, do técnico à pós-graduação. O presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Médio Paraíba (CBH-MP), José Arimathéa de Oliveira, que também é pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Valorização de Pessoas e Sustentabilidade do IFRJ e professor do campus Pinheiral, apresentou à comunidade do campus o potencial de investimento dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na região do Médio Paraíba do Sul. Tais recursos são geridos pelo comitê e repassados à sociedade por editais de financiamento de projetos. A reunião aconteceu no dia 25 de fevereiro.

Em 2019, o comitê tem a proposta de elaborar um modelo para a gestão de bacias hidrográficas a partir da realidade do Ribeirão Cachimbal, em Pinheiral. A proposta envolve qualificação profissional para os produtores rurais da bacia em estudo, monitoramento e diagnóstico ambiental, assim como análises socioeconômicas. “Tudo isso com intervenção na produção agropecuária local”, acrescentou o presidente do comitê. De acordo com Arimathéa, o campus Pinheiral tem potencial para um papel de protagonista nesse projeto. “Considerando o seu histórico de atuação, tanto na área agropecuária quanto na área de ambiental, e considerando que a bacia em estudo corta o campus Pinheiral, assim como abastece de água o campus”, disse.

Dessa forma, o objetivo do encontro do comitê com a comunidade do campus Pinheiral é incentivar a submissão de projetos da unidade aos editais de financiamento da organização. “Espera-se que, de forma proativa, o campus Pinheiral gere produtos e ações que conquistem os financiamentos dos editais do comitê”, enfatizou.

O projeto de elaboração de um modelo para a gestão de bacias hidrográficas do CBH-MP tem a parceria da Embrapa Solos, Embrapa Agrobiologia, Embrapa Gado de Leite, Emater e das prefeituras de Pinheiral, Piraí e Volta Redonda. O comitê esteve presente no campus a convite da Direção-Geral da unidade.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS