Começam os trabalhos da Politica de Comunicação do IFRJ

O IFRJ deu início a um projeto que visa melhorar a comunicação institucional em todos os seus níveis: a construção da Política de Comunicação do Instituto. A primeira reunião da comissão, formada para acompanhar cada etapa do processo, foi realizada ontem, 13 de outubro.

O responsável pelo trabalho é o professor sênior da USP, jornalista e consultor em comunicação empresarial e organizacional, Wilson da Costa Bueno. Com uma bagagem que inclui consultorias para universidades estaduais e federais , além de empresas privadas, ele atuou na construção de Política de Comunicação de diversos Institutos Federais como IFSC, IFES e IFGoiano.

Wilson Bueno teve dois encontros virtuais, uma pela manhã e outro à tarde, com a comissão de Comunicação. No primeiro, ouviu da coordenadora de Comunicação do IFRJ, Juliana Santos, um breve histórico da Instituição e dos caminhos da comunicação institucional de 2008 até hoje. À tarde, foi a vez do professor explicar sua metodologia e destacar os pontos que considera fundamentais para o sucesso da Política.

O consultor enfatizou que o conceito assumido para este projeto define que a comunicação deve ser integrada e estratégica, e que isso só é possível através de um diálogo constante entre a comunicação e a cultura organizacional.

Bueno também ressaltou que cada trabalho realizado é único, e que não há formulas mágicas ou um padrão rígido para resolver os problemas das instituições. Segundo ele, cada instituto, cada universidade, tem suas particularidades, suas identidades e culturas, e por isso a Política de Comunicação deve estar atenta a cada detalhe, às demandas que precisam ser atendidas, e aos objetivos a serem alcançados.

Juliana Santos diz que: “Em uma instituição com realidades tão distintas entre os 15 campi e a reitoria, a construção da política de comunicação tem o objetivo de estabelecer diretrizes, criar unidade e fortalecer a identidade e a imagem da instituição”

A expectativa inicial é a de que o trabalho seja realizado em até nove meses, e nesse período serão realizadas 13 reuniões temáticas, divididas em seis etapas.  Para o consultor, entender o IFRJ, seus problemas e suas necessidades, será essencial para o melhor resultado possível. Assim, a Política de Comunicação vai ser elaborada com a participação de alunos, servidores, terceirizados, gestores e convidados, pois será  aberta para consulta pública.

A Comissão de Comunicação é formada por 14 servidores de diferentes áreas. Além dos servidores da Coordenação-Geral de Comunicação Social – CGCom, o grupo tem representantes relacionados às áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, Desenvolvimento Institucional, Articulação Institucional, além de servidores que atuam nos campi ligados direta ou indiretamente à Comunicação.

Divulgação interna e externa, públicos estratégicos, dinâmica dos processos, a relação com os campi e com os gestores, a definição de metas, os prazos, a relação com a imprensa etc. Cada item será cuidadosamente avaliado, e, para Wilson Bueno, um aspecto muito importante é entender de imediato que a comunicação do Instituto não pode ser vista em momento algum como meramente operacional, unilateral e informativa.

No dia 20 de outubro será realizado um seminário para apresentação do projeto aos gestores do IFRJ.

Para mais informações acesse : https://portal.ifrj.edu.br/reitoria/comunicacao-social/politica-comunicacao-ifrj