Começa a 98° Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

A abertura oficial da 98° Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) aconteceu na manhã desta terça feira, 13, na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio).

No local de destaque: o presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva; o reitor do IFRJ, professor Rafael Almada; o vereador Reimont Santa Bárbara; representando o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, o titular da Secretaria Especial de Turismo do município do Rio de Janeiro, Paulo Jobim filho; o presidente da Fecomércio RJ, Antônio Florenço Junior, e a diretora regional do SESC – RJ, Regina Pinho.

O presidente do Conif agradeceu a acolhida e disse que o momento é de reforçar o compromisso das instituições públicas de ensino, de debater assuntos que ajudem na tomada de decisões que fortaleçam toda a Rede Federal. “Vamos debater o presente, a atual conjuntura, a relevância dos diálogos com o Executivo, com o Legislativo e com a sociedade civil. Tudo que possa nos fortalecer cada vez mais, dentro de um cenário de incertezas”.

Rafael Almada agradeceu à Fecomércio pelo espaço para a realização do Conif, destacou a contribuição da entidade para o crescimento do Rio de Janeiro e chamou a atenção para a importância de todas as reuniões do Conif, levando em conta os problemas que já vinham sendo causados há alguns anos pelos contingenciamentos recorrentes, e que se agravaram com o corte mais recente, da ordem de 30%, anunciado pelo MEC. “Paralelamente, temos a questão do Future-se. O fato é que o Conif não tem medido esforços para enfrentar os problemas, buscar diálogo e propor soluções”.

O vereador Reimont disse que é motivo de orgulho para o Rio receber o Conif. Lembrou que a luta por uma educação de excelência é essencial e deve ser o dever de todos.

Assinatura de Convênio

Na ocasião, o reitor do IFRJ e o presidente da Fecomércio-RJ assinaram um protocolo de intenções entre o IFRJ e o Serviço Social do Comércio /Administração Regional do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do convênio é a conjugação de esforços para o desenvolvimento de ações conjuntas visando o fomento das atividades de educação.

Arte, cultura e educação

Na platéia do auditório da Fecomércio, representantes dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II, além de pró-reitores, diretores-gerais e servidores de campi do IFRJ, acompanharam duas apresentações culturais especialmente preparadas para a ocasião.

A primeira apresentação foi do grupo de teatro VIDA VIVA, que é um projeto de extensão do campus Arraial do Cabo do IFRJ. Coordenado pela professora Giovânia Costa, o grupo encenou um trecho do musical Liberdade, Liberdade, dos autores Millôr Fernandes e Flávio Rangel.

Em seguida foi a vez da Camerata de Violões da cidade de Três Rios, com a regência do maestro Felipe Carretiero. Os músicos foram aplaudidos de pé após a execução de clássicos de rock internacional e de música celta.