Coelhos integram terapia em projeto do campus Pinheiral

O laboratório de Cunicultura (criação de coelhos) do campus Pinheiral recebeu a visita, nos dias 27 e 28 de junho, de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para iniciar as atividades do projeto de extensão e inovação tecnológica "Terapia assistida por animais, uma interação entre estudantes". Além de atividades com coelhos, o projeto prevê a oferta de atividades de música, arte e cultura, com o apoio da professora Gesiane Castro.

De acordo com a professora Dayse Oliveira Souza, responsável pela iniciativa, a terapia assistida com o apoio de coelhos é uma área ainda a ser explorada. “Comparada a terapia com outros animais, como a com equídeos (equoterapia), a terapia com coelhos não é tão conhecida", avaliou. Sobre as vantagens desse modelo de terapia, Dayse analisou: “Os coelhos são dóceis, tranquilos e têm baixo custo de manutenção, além de serem animais que gostam de permanecer no colo, o que facilita a expressão de emoções do paciente”.

As terapias assistidas por animais (TAA) têm o objetivo de desenvolver sensações de conforto e calma aos pacientes. Dayse afirmou que, dentre os resultados da terapia com coelhos, destaca-se a melhora nas habilidades de atenção, de lazer, na autoestima, diminuição da ansiedade e prevenção da depressão. “Além disso, há melhora em quesitos fisiológicos, tais como nos níveis de neurotransmissores como a dopamina (prazer e controle motor), feliatalamina (ânimo e antidepressivo) e endorfina (analgésico e sensação de bem-estar), entre outros”, explicou.

Os estudantes do curso Técnico em Agropecuária também fazem parte da equipe do projeto, entre bolsistas, estagiários e voluntários. Os alunos desenvolvem atividades de alimentação e monitoramento do estado de saúde, amansamento, escovação e corte de unhas de coelhos. Dayse ressaltou, ainda, que a atuação dos alunos como tutores no processo de terapia assistida é muito importante. “Eles conduzem os animais até os pacientes que recebem os coelhos, esclarecem dúvidas dos estudantes pacientes sobre os animais. Assim como os coelhos, os alunos são co-terapeutas”, concluiu.

Compõem, ainda, a equipe: a professora Sabrina Araújo de Almeida, o médico veterinário Daniel Trindade e o técnico em Agropecuária, Carlos Heráclio Marques. Os funcionários da APAE também atuam em prol da execução do projeto. Destaca-se que os animais foram doados ao campus pelo criador Douglas Almeida da Silva.

Colaboração: Greici Sousa