Ciência sobre rodas em Mesquita

O Espaço Ciência InterAtiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e o Ciência Sob Tendas da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do projeto "Circuito Ciências: ações integradas de divulgação científica ampliando a inclusão social", adquiriram um mini-ônibus para fortalecer as atividades itinerantes dos museus de ciências. A aquisição do veículo foi viabilizada com fomento do CNPq, por meio da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 39/2022 - Programa de Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e a Espaços Científico-Culturais.
O projeto é coordenado pela professora Grazielle Pereira, diretora de ensino do Campus Mesquita, e tem como subcoordenadora a professora Lucianne Madeira, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além dessas instituições, a iniciativa conta com a colaboração de outros centros e museus de ciências, bem como instituições de ensino e pesquisa, como o Espaço Ciência Viva (ECV), o Museu de Anatomia, a Casa da Ciência e o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Federal Fluminense (IFF), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT).
“O mini-ônibus é essencial para o Programa ECI Itinerante, uma das ações que compõem o projeto “Circuito Ciências” pois garante a mobilidade e o acesso às comunidades, levando Ciência e apoio onde mais é necessário”. – Destacou Sérgio Júnior, coordenador do Espaço Ciência InterAtiva.
Segundo Grazielle, “A aquisição do miniônibus permitirá expandir as atividades itinerantes de divulgação científica, levando conhecimento a diferentes localidades do estado do Rio de Janeiro. Esse projeto reforça o compromisso das instituições envolvidas com a popularização da ciência, fortalecendo parcerias interinstitucionais e promovendo maior inclusão social por meio do acesso à Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I)”.
“O nosso museu de ciências, o Espaço Ciência Interativa, como único museu vinculado ao IF tem um papel fundamental, como já mencionado anteriormente, sobretudo estimulando e trabalhando com popularização da ciência. Para o IFRJ Campus Mesquita contar com maior autonomia e expandir a ação do programa, ECI Itinerante, está sendo uma grande conquista, fundamental para alcançarmos um público ainda maior e cumprimos parte importante de nossa missão. ” – Ressaltou a diretora Geral do Campus, Cristiane Henriques.
Colaboração: Fernanda Silva