Ciência na prática e no campo: minicurso oferece oportunidade extraclasse

Estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e em Meio Ambiente do campus Pinheiral investigaram a dispersão das sementes de planta por aves no Espaço Ecológico Educativo (EEcoE) da unidade. A atividade aconteceu no dia 27 de fevereiro com o minicurso "Captura, manejo e determinação de potencial ornitocórico de aves silvestres".

Para o professor do campus Pinheiral e organizador da ação, Heider Franco, o minicurso foi uma oportunidade de ofertar uma atividade diferenciada da rotina dos alunos. “Oportunidade de ver ciência sendo realizada ao vivo. Oportunidade de sair das barreiras das paredes da sala de aula”, analisou. A atividade contou, ainda, com o apoio do técnico em Agropecuária da unidade, Marcus Vinícius de Castro Rocha.

A oferta do minicurso foi uma parceria entre o IFRJ (campi Pinheiral e Duque de Caxias) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O professor Bruno Pereira Berto, da UFRRJ, avaliou que o EcooE, dentre todos os locais que realiza os estudos com aves, foi o melhor em relação ao quantitativo de aves capturadas para os estudos. Destaca-se que as aves são capturadas, catalogadas e, logo em seguida, devolvidas à natureza.

Já o professor Sergio Thode Filho, do campus Duque de Caxias, analisou a importância da investigação a respeito da dispersão das sementes pelas fezes dos pássaros em uma área de reflorestamento como o EcooE. Para o professor, é relevante analisar o impacto dessa ação nesses locais. Para Sergio, que se declarou um entusiasta pela infraestrutura do campus Pinheiral, a unidade tem grande potencial para as atividades de ensino, pesquisa e extensão em campo. O professor Sergio ministrou o curso junto aos professores Heider e Bruno.

Participaram, também, da atividade, estudantes orientandos de graduação, mestrado e doutorado dos professores envolvidos na ação. Além de estudantes do campus Duque de Caxias e o representante do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Mauro Junior.