Cidadão, brasileiro, do IFRJ, na Copa do Mundo de Robôs

O professor Helton Sereno, coordenador da Equipe Jaguar - Robótica Aplicada, do Campus Volta Redonda, é o primeiro brasileiro a fazer parte do comitê organizador da Copa do Mundo de Robôs na Liga de Futebol SPL. O evento acontecerá em Bordeaux na França de 22 a 28 de junho de 2021, com a participação dos craques robóticos mais famosos do IFRJ. Até agora, 50 países estão classificados

Helton explica que a Copa do Mundo, assim como as Olimpíadas, que seriam realizadas em 2020 tiveram que ser adiadas por conta da pandemia que assola o mundo. Os protocolos de segurança serão, basicamente, os mesmo para outros eventos esportivos, quanto ao uso de máscaras, higienização etc. O certo é que os jogadores são os únicos que com certeza não correm risco de pegarem o vírus.

De acordo com o coordenador,  a RoboCup é o maior evento mundial de robótica do planeta e reúne diversas categorias, centradas no futebol. Há, no entanto, divisões por sub-categorias: industriais, domésticas, de resgate entre outras. A competição é dividida em dois grandes grupos, a RoboCup Major, destinadas a todos alunos, e a RoboCup Junior, exclusiva para alunos de Ensino médio e fundamental.
A Equipe Jaguar, com sua vitória em 2019, foi classificada pela primeira vez para categoria Major.

Quais as chances da nossa seleção?

Helton explica que a Jaguar está entre as 25 equipes classificadas na categoria SPL de Futebol de Robôs. “Nesta categoria somos a única equipe de Ensino Médio a competir. A atual campeã, B-Human da Alemanha, é formada por alunos de graduação e pós graduação. Nossa expectativa é que fiquemos entre os 15 primeiros”. A arma secreta será a estratégia de reconhecimento da bola, que foi um sucesso em 2019.

Sobre a evolução e os preparativos, o professor diz que estão trabalhando muito para melhorar a mobilidade e iniciando um estudo para localização dos robôs no campo. A competição no Brasil, esse ano, será de forma virtual e irá contribuir para melhoria do  tratamento de imagem. “Nossa expectativa é participar de uma competição, convite já recebido, na Alemanha em Abril de 2021, para teste e preparação para copa do Mundo”.

E sobre esse momento tão especial e a respeito das expectativas, com a palavra Helton Sereno: “Pela primeira vez teremos um representante do Brasil atuando diretamente na organização, outros momentos, tivemos equipes participando como competidores. Esse escolha frente a tantas opções, mostra que o trabalho que estamos fazendo aqui está sendo reconhecido e de grande importância no cenário da liga.
Espero me manter como membro pelas próximas competições mostrando cada vez mais o potencial não só do IF mas como do Brasil”.