CGU reconhece o trabalho da gestão do IFRJ durante a pandemia

No período entre os meses de março a julho de 2021, a Controladoria Geral da União – CGU realizou um trabalho de auditoria no Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ com o objetivo de avaliar a retomada das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas durante a pandemia do Covid-19, conforme Plano de Trabalho elaborada pela CGU.

A auditoria ocorreu em conformidade com o disposto na Lei nº 10.180/2001 e na Instrução Normativa SFC nº 03/2017, e a equipe de auditoria foi composta por Auditores Federais de Finanças e Controle da CGU. O trabalho ocorreu por meio de aplicação de questionário, análise de documentos, bem como normativos e consultas aos sítios eletrônicos do IFRJ.

A finalização do trabalho foi consolidada e informada pelo Ofício n.º 15878/2021/GAB-RJ/RIO DE JANEIRO/CGU e a Nota Técnica n.º2070/2021/NAC6-RJ/RIO DE JANEIRO.

Em resumo, a nota técnica sumariza levantamento de informações realizado sobre as ações acadêmicas e administrativas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em face da pandemia, focadas nas seguintes dimensões/cenários: a) Governança Geral; b) Ensino; c) Pesquisa e Extensão; d) Assistência Estudantil; e) Contratos; f) Biblioteca; e g) Recursos Humanos.

A conclusão da auditoria: “Verificou-se que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro buscou adaptar-se ao momento pandêmico por meio de ações administrativas, acadêmicas e assistenciais, com vistas a mitigar os impactos do referido evento sobre suas entregas à comunidade acadêmica e sociedade”.Essa ação consta no processo geral de apuração sobre capacidades e preparativos das Universidades e Institutos Federais de Ensino quanto ao enfrentamento da pandemia por COVID-19, realizado em todo o Brasil.

“A nota da CGU é clara na conclusão dos trabalhos quando diz que “a Instituição não se manteve inerte”. Ou seja, a gestão da nossa gestão esteve a todo momento no controle e na redução dos efeitos da pandemia em nossa comunidade acadêmica e na sociedade” – afirma o reitor Rafael Almada.

O reitor diz ainda que o relatório ainda contribui com algumas possibilidades de melhoria em procedimentos para que o Instituto possa avançar mais ainda no controle da pandemia. Dentre as contribuições, a CGU sugere ao IFRJ, no sentido de promoção de ações mais imediatas e de análise de oportunidades, com intuito de fomentar ainda mais a qualidade de seus serviços no momento da pandemia: a elaboração do Plano de Retorno Presencial para a retomada de atividades presenciais com definição de protocolos e a Realização de estudos sobre a demanda do Instituto nos contratos existentes e das futuras contratações, considerando o novo cenário com a pandemia.

Ambas as recomendações já estavam sendo elaboradas e com a sugestão a CGU serão atendidas para avançarmos muito mais nesse acompanhamento e controle da pandemia.

“Em uma perspectiva de quem está há quase 6 anos na Audin, que acompanhou várias auditorias da CGU na Instituição e que diariamente está monitorando as recomendações emitidas nas Ações anteriores, acredito que este resultado decorre do empenho da gestão na participação da execução dos trabalhos” – Afirma Kesia Ramos chefe da auditoria Interna do IFRJ.

Entenda a CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão de controle interno do Governo Federal responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio de ações de auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

A CGU também deve exercer, como Órgão Central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária