Logo IFRJ

Centro Acadêmico Otto Gottlieb

O Centro Acadêmico Otto Gottlieb (CAOG) é o canal de comunicação entre os alunos de Bacharelado em Química e os outros setores do Campus Nilópolis. As ações realizadas por eles também incluem atividades burocráticas, como: ajudar a coordenação do curso em eventuais problemas; auxiliar os discentes nas inscrições em disciplinas e mapas de horários; participar da semana de planejamento; e no acolhimento dos calouros.

A equipe do Centro Acadêmico busca reforçar a identidade do curso em “Produtos Naturais” e a revitalização do horto do campus faz parte desse propósito. Por isso, copos de plástico são coletados para a plantação de mudas de plantas que, após crescidas, são doadas para a comunidade interessada, sendo público interno ou externo. Essa é uma forma de reciclar e reativar o funcionamento do horto, que hoje em dia possui uma vasta diversidade de plantas, inclusive as exóticas e ameaçadas.

A atual presidente do CAOG, Thais Kovac, afirmou que nada é mais representativo do químico Otto Gottlieb e seus produtos naturais do que um horto. “Atualmente, como uma das monitoras, realizo um trabalho de revitalização do horto do campus para sua finalidade como laboratório de fornecimento de matérias-primas para as aulas do nosso curso”, explicou.

A promoção e o incentivo à sustentabilidade também são ações criadas por eles, a fim de reduzir, reutilizar e reciclar. Assim como a busca pela conscientização da importância do compromisso com o meio ambiente e entorno, através de propostas do uso de lixeiras de reciclagem no campus para coleta seletiva e reaproveitamento. Por serem propostas inovadoras, os projetos geraram uma interação geral no campus.

Carolina Fernandes, aluna do 4º período de Bacharelado em Química, comentou a importância de mostrar para a sociedade que os químicos também estão preocupados com reciclagem e sustentabilidade. “É importante até para os alunos do Técnico, que são mais novos, verem. Sempre esperamos melhorar, nunca é o suficiente, mas o importante é continuar. O Centro Acadêmico traz essa representatividade”, disse.

Outro destaque entre as criações dos membros do CAOG é o “Manual de Sobrevivência do Calouro – BQ”, que contém tudo o que os alunos novos devem saber sobre o curso, com uma linguagem mais clara e que aproxima os calouros dos veteranos. Mas não é só com quem chega ao Instituto que o Centro Acadêmico se preocupa: em relação à evasão dos alunos, o CAOG realiza, em parceria com o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especificas (NAPNE), orientações sobre a vida acadêmica e como lidar com a pressão que ocorre dentro e fora do Instituto, com o objetivo de evitar o surgimento de transtornos psicológicos em razão de ansiedade e depressão.

Por fim, o CAOG também busca parcerias de grandes empresas nos ramos da Química, Farmácia e Alimentos, para apoio ao curso através de eventos, palestras, estágios, cursos, projetos e iniciação científica. Um exemplo foi a 5ª Jornada de Química (JQUIM), realizada no dia 17 de setembro, com diversos palestrantes de empresas importantes no Campus Nilópolis.

O coordenador do curso de Bacharelado em Química, Ivanilton Nery, contou que a presença do Centro Acadêmico é primordial para um melhor diálogo com os alunos. “A integração dos alunos com a direção, coordenação e professores fica muito mais difícil sem eles para intermediar e trazer os anseios dos alunos. É importante para o campus”, disse.

Centro Acadêmico Otto Gottlieb

O CAOG é um órgão de representação estudantil do curso superior de Bacharelado em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Nilópolis, fundado em 26 de abril de 2012.

O Centro Acadêmico leva o nome do químico e cientista Otto Richard Gottlieb (1920 - 2011) que, apesar de ter nascido na República Tcheca, é filho de mãe brasileira. Ele foi indicado para o Nobel de Química em 1999 e foram os seus estudos que trouxeram ao conhecimento público vasta relevância, seja na área medicinal ou fitoterápica.

Gottlieb foi o criador do Laboratório de Química de Produtos Naturais no Instituto de Química da Universidade de São Paulo e foi, também, o responsável pela criação de disciplinas como Ecologia Química, Biossíntese de Plantas e Química de Produtos Naturais.

Colaboração: Camilla Fonseca

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS