Celebração dos 10 Anos do EEcoE e dos 7 Anos do Museu Ipê-Amarelo do Campus Pinheiral

Um evento comemorativo marcou duas datas importantes para a educação ambiental, divulgação científica e desenvolvimento de pesquisas no Campus Pinheiral: os 10 anos do Laboratório Espaço Ecológico Educativo (EEcoE) e os 7 anos do Museu de Ciências Naturais Ipê-Amarelo. A celebração, que aconteceu no dia 28 de abril, reuniu parceiros, apoiadores e a comunidade em um momento de reconhecimento e fortalecimento das ações desenvolvidas ao longo dos anos.
O EEcoE é um laboratório que integra ensino, pesquisa e extensão. Com uma área livre de 37 hectares, o Laboratório abriga trilhas interpretativas, um Jardim Sensorial, um simulador de chuvas e a recém-inaugurada Pancoteca — uma coleção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), que valoriza espécies de alto valor nutricional e saberes ancestrais. Destaca-se também a inauguração do Quintal Agroecológico, um espaço dedicado à pesquisa e ao cultivo sustentável voltado para a agricultura familiar. O laboratório conta ainda com um Centro de Visitantes, que abriga o Museu de Ciências Naturais Ipê-Amarelo e suas diversas coleções científicas.
Durante o evento, foram inauguradas coleções de animais, fósseis (incluindo um meteoro com cerca de 4 bilhões de anos), rochas, minerais, Mostra de Fotografias de Microscopia, Mostra de fotografias de animais Silvestres comuns da fauna local e um herbário.
A partir de um histórico de uso e ocupação da Mata Atlântica — que teve sua cobertura drasticamente reduzida ao longo dos séculos, restando apenas cerca de 12% de florestas maduras e bem conservadas no Brasil e 18% em Pinheiral —, destaca-se a necessidades de democratizar conhecimentos e subsidiar ações que contribuam para a reversão do atual cenário de degradação socioambiental. Nesse contexto, o Laboratório EEcoE tem contribuído atuado na produção de conhecimento sobre Restauração dos serviços ecossistêmicos e conflitos socioambientais; Divulgação científica, Educação ambiental e inclusão social e Etnoconhecimentos e sustentabilidade
Com a participação de 13 pesquisadores e extensionistas e 42 estagiários, o Lab. EEcoE tem 16 projetos de pesquisa em desenvolvimento atualmente.
O evento comemorativo contou com a presença de diversos parceiros e apoiadores do laboratório, entre eles representantes da seguintes instituições: Grupo escoteiro 142⁰ do Ar Revoar; Articulação de Agroecologia do Médio Paraíba do Sul; Zoológico de Volta Redonda; Prefeitura Municipal de Volta Redonda; Prefeitura Municipal de Pinheiral; Unidade de Conservação Área de Relevante Interesse Ecológico Floresta da Cicuta; Consust – Conexões Sustentáveis; Coletivo Muriqui; IFRJ – Campus Volta Redonda; Unidade de Conservação REVISMEP, Unidade de Conservação ARIE Floresta da Cicuta e Farmácia Viva – Volta Redonda.
O coffee break do evento contou com um menu diferenciado, com preparações elaboradas a partir de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), como brioche de cúrcuma e carne de jaca. Os alimentos foram preparados pela equipe do Laboratório da Agroindústria, representada na foto pela técnica em Alimentos Érika Franscisquini Arruda, juntamente com estudantes durante as aulas no setor, sob a orientação da professora Camila Conceição.
Os pesquisadores e extensionistas do laboratório são:
• Cristiana C. Miranda (Gestora Acadêmica)
• Juliana O. Tostes
• Gisele Santos de Meireles
• Vanessa Victorino
• Marlon Sarubi
• Glazielle Campbell
• Helaine Mendonça
• Camila Siqueira
• Patrícia Emanuela
• Patrícia Sobral
• Shaiene Moreno
• Camila da Silva Conceição
• Érika Francisquini Arruda
Colaboração: Ascom Pinheiral