Logo IFRJ

Capacitação em inovação para a Rede Federal

Representantes do IFRJ participaram do primeiro módulo presencial da Capacitação em Gestão da Inovação II, que aconteceu de 18 a 22 de março, em Brasília. Realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec) com apoio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), o curso vai até outubro.

Simone Alves, coordenadora-geral de Prospecção e Empreendedorismo (CGPEM), e Patrícia Silva Ferreira, diretora da Agência de Inovação (DIRAGI), foram a Brasília representando a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proppi) do IFRJ. O objetivo do curso oferecido pela Setec é qualificar profissionais para fortalecer a cultura de inovação e o relacionamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com o setor produtivo.

Patrícia Silva Ferreira considerou a experiência excelente por proporcionar a interação com outros institutos federais e estar em contato com a visão da Setec sobre a importância estratégica da gestão da inovação para Rede Federal. “O curso foi pautado na visão estratégica e avaliou muito o valor das parcerias e como elas podem ser úteis na missão institucional, dentro de uma visão de integração da educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento do Brasil”, explicou. A diretora da DIRAGI destacou ainda que a capacitação criou a possibilidade de ver como a inovação se integra à missão institucional: “Está presente no que fazemos diariamente, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão”, disse.

O curso é ministrado pelo pesquisador Paulo de Souza, da Organização Nacional de Pesquisa Científica da Austrália (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation – CSIRO), agência federal australiana de pesquisa científica de excelência, que em quase um século de existência desenvolveu inovações que impactam na qualidade de vida das pessoas, como a tecnologia Wi-Fi Hotspots e as cédulas de plástico com dispositivos opticamente variáveis (OVDs), que as protegem de falsificação.

Simone Alves afirmou sentir-se muito honrada com a oportunidade de participar da primeira etapa presencial de uma capacitação ministrada por um pesquisador brasileiro representando a CSIRO. “Foi gratificante não apenas por ser primeira vez que pude representar o IFRJ em uma atividade da Setec, mas também por ser voltada para a área de gestão estratégica em inovação, que escolhi para aprofundar minha formação no doutorado. Além de ter sido inspiradora a troca de experiências”, ponderou. A coordenadora-geral da CGPEM disse, ainda, crer que essa é uma oportunidade ímpar para um amadurecimento institucional: “No que se refere ao planejamento estratégico de forma geral, mas sobretudo em se apropriar da inovação de forma prática, revertida em programas e ações que permitam que o IFRJ participe de forma mais ativa na transformação empreendedora e em rede que tem movimentado o mundo”, completou.

Representantes de 15 institutos federais, selecionados em 2018, participam da capacitação, que ocorre em módulos presenciais em Brasília e a distância. Ao final da capacitação, cada instituição desenvolverá um Planejamento Estratégico de Gestão da Inovação (PEGI) baseado no desenvolvimento da capacidade de pesquisa aplicada e criação de um ambiente favorável à inovação para o benefício social, ambiental e econômico. A etapa pós-capacitação, para implantação do PEGI, terá duração de quatro meses.

Para ingressar na capacitação, representantes das instituições participaram de uma Chamada Pública, através da qual encaminharam propostas de planejamento estratégico de gestão de inovação. Cada instituição da rede federal pôde enviar uma única proposta com uma equipe de no máximo cinco servidores.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS