Campus São João de Meriti participa da 9ª edição da campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”

Em adesão ao movimento “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”, o campus São João de Meriti, representado por seu diretor-geral, Rodney Albuquerque, participou da mesa da 9ª edição do evento, cujo o tema no município foi: "A justiça racial não é favor, é reparação por séculos de apagamento”. A atividade aconteceu no dia 21 de março, no palco do Centro Cultural Meritiense, e reuniu ativistas e estudantes da rede pública de São João de Meriti.
Neste ano, a campanha dos 21 dias de ativismo contra o racismo homenageia a historiadora, ativista e poeta Beatriz Nascimento. Reconhecida como uma das intelectuais negras mais importantes do Brasil, Beatriz Nascimento foi uma defensora incansável da luta antirracista e do resgate das histórias da população negra no país.
Durante sua fala, o diretor-geral destacou a importância das políticas raciais no país e como a educação possui papel central nesse debate. A presença, aos 91 anos, do ativista Yedo Ferreira, que atua na luta contra o racismo, foi um dos destaques do evento. Na oportunidade, Yedo realizou um panorama crítico sobre o atual cenário racial do país.
A atividade, que ocorreu em São João de Meriti, foi organizada pelo superintendente Frei Tatá e contou, entre outras atividades, com o secretário municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de São João de Meriti, Sebastião Ronaldo Pinheiro (Tião).
Sobre a campanha dos 21 dias de ativismo contra o racismo — A campanha é uma frente de luta apartidária, sem fins lucrativos, e autogestionada, com a missão de pautar a luta antirracista em diferentes escalas e contextos como uma luta diária e contínua, e que neste ano vai até o dia 27 de março.
Os 21 dias de ativismo celebram a luta antirracista e a cultura afro-brasileira, com atividades presenciais e uma campanha digital, promovendo reflexões sobre o enfrentamento ao racismo estrutural e a valorização das tradições negras.
No município de São João de Meriti, o projeto conta com o apoio de diversas entidades engajadas na causa antirracista, como o Conselho Municipal de Igualdade Racial, a sociedade civil e organizações como a Associação dos Amigos do Museu e o Grupo de Oração e Convivência Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – LABORAFRO.
A proposta da Campanha, criada pela ativista Luciene Lacerda, mobilizou um conjunto de ativistas pela primeira vez em 2016 para fortalecer o dia 21 de março, o dia internacional de luta pela eliminação da discriminação racial. Essa data foi decretada pela ONU por conta do “Massacre de Shaperville”, em Joanesburgo.
Assista ao vídeo oficial da Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo ou acesse o site https://21diasdeativismocontraoracismo.com .