Campus Rio de Janeiro na 1ª Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

professores e alunos do IFRJ dos campi Rio de Janeiro, Arraial do Cabo e Duque de Caxias.

Alunos do campus Rio de Janeiro participaram da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif), no campus Muzambinho do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas). A Olímpiada, realizada nos dias 19, 20 e 21 de outubro, tem como objetivo estimular o interesse pela Matemática, suprir déficits no aprendizado do Ensino Fundamental, melhorar o desempenho dos alunos na escola e promover a interação de culturas diversas.

Na competição, o aluno João Felipe Lopes, do 4º período do curso Técnico de Alimentos, conquistou medalha de bronze; Luis Miguel Lima, do 8º período do curso Técnico de Química, e Nicholas Etchells, do 4º período do curso Técnico em Química, conquistaram medalha de prata; o discente Samuel Rodrigues, também do 4º período do curso Técnico de Química, recebeu medalha de participação.

Três professores do campus acompanharam os estudantes na viagem: Taís de Sá, Carlos Eduardo Bezerra e Raimundo Nonato. Para a docente Taís de Sá, a grande conquista na participação não foram as medalhas, e sim a vivência: “A troca de experiências, o conteúdo entre professores e alunos de outros Institutos Federais, estados e realidades diferentes, ver todos lá reunidos pelo estudo da Matemática foi uma experiência emocionante. Além disso, foi enriquecedor poder participar de palestras, oficinas e minicursos”, comentou.

A Omif é uma competição internacional de Matemática direcionada a estudantes do ensino técnico integrado de nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira, bem como a discentes de escolas do exterior de ensino técnico de nível médio compatível.

O projeto faz parte da série de comemorações pelos dez anos da criação dos Institutos Federais e também do “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”, uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”.

O evento, que uniu toda a rede federal, foi uma experiência proporcionada a alunos e professores de todo o Brasil, com 150 campi participantes, 12.300 alunos na 1ª fase (realizada nas próprias escolas de origem) e 347 alunos na 2ª fase, dos quais compareceram 255. Na segunda etapa, além das provas aplicadas aos alunos e de uma reunião com todos os coordenadores locais e professores, os participantes contaram com palestras, oficinas, mostra de jogos, minicursos e momentos de confraternização – ações que promoveram interação, aprendizado e troca de experiências.