Campus Resende participa da XI Olimpíada Nacional em História do Brasil

Equipe IFstória do IFRJ, do campus avançado Resende, participa da XI Olimpíada Nacional em História do Brasil, que tem sua fase final, presencial, marcada para os dias 17 e 18 de agosto de 2019 na cidade de Campinas, São Paulo.

Este será o segundo ano consecutivo com participação de equipes de Resende. Nesta edição, duas equipes iniciaram a caminhada e uma delas permaneceu até a quinta fase, que está em andamento.

A 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil alcançou um número recorde de inscritos neste ano e sua primeira fase teve 18,5 mil equipes, com um total de 73 mil participantes de todos os estados brasileiros. Na fase atual, a penúltima online, há 2308 equipes na disputa, 31 equipes do RJ e uma delas é a IFstória, do IFRJ – campus avançado Resende, composta pelas estudantes do 2º ano do curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio, Eduarda Cristina da Silva, Emily Vitória Pereira e Silva e Vitória Gonçalves de Lima, orientadas pelo professor de história do campus, Rafael Brasil.

Para Emily Silva, “Participar da olimpíada de história tem sido uma experiência incrível, pois é um método de aprendizagem diferente do tradicional. As atividades são feitas coletivamente, o que permite o compartilhamento de conhecimentos e a capacidade de trabalhar em grupo. O mais interessante é a diversidade de conteúdos que abordam a história do Brasil, de uma maneira reflexiva e muitas vezes associadas ao contexto atual. Muitos estudantes deveriam ter essa experiência, pois incentiva a pesquisa e aprimora os conhecimentos”.

A perspectiva de expansão dos conhecimentos também foi algo que cativou Vitória Lima, “Minha experiência na ONHB foi muito boa, ganhei mais gosto por estudar História, não só a do Brasil, mas outras temáticas também”.

O entendimento de ser uma protagonista da história é uma dimensão cativante que a experiência na ONHB proporciona, como ressalta Eduarda Silva: “Bom, participar dessa edição da Olimpíada foi bem gratificante. Conheci realidades bem diferentes da minha, assim como histórias de luta e resistência que não vem a público tão facilmente. A principal lição que recebi foi que todos nós podemos fazer algo que seja importante e que faça a diferença baseado naquilo que acreditamos, sendo essas ações reconhecidas ou não. Nós (o grupo) crescemos juntos enquanto descobríamos algo novo e queríamos saber mais sobre determinado assunto. Nossa visão sobre o mundo tem se expandido, e a ONHB foi algo que incentivou essa mudança”.

Desde 2009 é organizada a Olimpíada Nacional em História do Brasil, através do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A ONHB conta com a participação de milhares de estudantes do ensino básico brasileiro (do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio) de escolas públicas e privadas de todos os estados do país.

Colaboração: Rafael Brasil