Campus Realengo participa da V Feira da Amizade

alunos professores e servidores posando para foto na feira da amizade

A V edição da Feira da Amizade, realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Realengo, aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro. Com o objetivo de integrar a comunidade local, o evento contou com ações sociais, artesanato e apresentações de música e teatro.

Na edição deste ano, o campus Realengo – que tradicionalmente colabora com o evento – proporcionou à feira algumas atividades extensionistas, entre elas: o “Chá com Informação”, realizado pelos professores Meriane Pires e Murilo Lima; a atividade “Dançando com o corpo, a mente e a cultura”, liderada pelos docentes Mauren Carvalho e Bruno Poltronieri; a exposição de produtos do projeto “Construindo Redes”, coordenada pela  professora  Geruza Souza; a ação “Descartinho: descarte responsável de medicamentos”, uma iniciativa da professora Rosana Cândida; e  projeto “Atenção Farmacêutica na Comunidade”, na direção da professora Mira Wengert.

Segundo a coordenadora de Extensão do campus, Ana Carolina de Souza, a participação da unidade em atividades como essa é enriquecedora tanto para a comunidade externa quanto para os docentes: “É apenas no contato direto com o território que nossos estudantes poderão conhecer a realidade das populações a serem acompanhadas e fazer leituras de necessidades adequadas. Além disso, através dessa interação, a comunidade pode se beneficiar diretamente do que construímos cotidianamente em nosso campus, produção de cuidado em saúde e transformação social”, falou.

Ana Carolina comentou ainda: “É potente ver nossos estudantes engajados nas atividades e se apropriando dos conhecimentos produzidos tanto em sala de aula como nos projetos, sejam eles de Pesquisa ou Extensão. Só tenho a agradecer aos professores e estudantes, assim como à direção do campus, que, além de apoiar nossa participação, se envolveu diretamente nas atividades”, disse.

Projeto de Extensão “Construindo Redes” pela professora Geruza Souza

Segundo a professora de Terapia Ocupacional do campus Realengo, Geruza Souza, o projeto “Construindo Redes: uma proposta de fortalecimento das artesanias do coletivo ” tem como objetivo a qualificação profissional de técnicos de saúde, usuárias de saúde mental e mulheres da comunidade. Para ela, o evento possibilitou um espaço de troca de ideias e informações sobre o processo de venda e de confecção de produtos artesanais entre os diversos expositores presentes e a comunidade local. “A experiência promoveu oportunidades de geração de renda, inclusão social dos integrantes acompanhados pelo projeto e, ainda, a divulgação das ações do projeto para a comunidade de Realengo”, concluiu.