Campus Pinheiral recebe docentes de Moçambique

O Campus Pinheiral recebe desde o dia 22 de novembro cinco docentes moçambicanas para capacitação em áreas agrícolas. A visita internacional faz parte de um grupo de 75 formadores moçambicanos que vieram participar da etapa presencial da 3ª Edição da Formação de Formadores Moçambicanos no eixo agrícola.

O objetivo do curso é capacitar os docentes como multiplicadores de conhecimentos técnicos e práticas agrícolas, potencializando o desenvolvimento educacional e socioeconômico de Moçambique, com foco em uma agricultura sustentável e adaptada ao contexto local. A programação conta com atividades como Mecanização Agrária; Análise de Solos; Processamento Alimentar; Fertilização de sementes Sistemas de Irrigação; Metodologia de ensino com duração prevista até o dia 06 de dezembro.
Para Lívia Gil, diretora-geral do Campus Pinheiral, essa recepção proporciona uma troca de experiências que agrega muito valor nas aulas junto aos professores, técnicos e estudantes. "além disso, é uma grande oportunidade de aprimorarem o currículo acadêmico e profissional, aprenderem metodologias de ensino e práticas que podem ser aplicadas nos cursos técnicos de Moçambique", concluiu.

O curso faz parte da Ação Simplificada para o Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica de Moçambique (BRAMOTEC). A iniciativa é implementada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Ensino Técnico-Profissional de Moçambique (SEETP), e visa a formação de formadores do país africano.
As professoras: Anelina de Lauren, Cesaria Ricardo, Esmeralda da Conceição, Hortência de Fátima e Jorgina manso puderam participar durante duas semanas de atividades e apresentações de projetos pedagógicos, visitas aos laboratórios do campus e de um almoço comemorativo pelo mês da consciência negra.


O coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ, Rodrigo Lemos, diz que está contente e agradece a todos os envolvidos que fizeram parte dessa iniciativa. "O IFRJ está muito feliz em receber as professoras moçambicanas. Temos certeza que a troca está sendo benéfica tanto para a nossa comunidade, quanto para elas. Agradecemos demais ao Campus Pinheiral que sempre foi um parceiro nestas ações de internacionalização, em especial à diretora-geral, Lívia Gil, a diretora de apoio técnico ao Ensino e Produção, Vanessa de Macedo, a diretora de Ensino, Daniela Chaves e a secretária da direção-geral, Geovana Baptista, por todo suporte na ação e pelo acolhimento no campus."
