Campus Pinheiral adota coleta seletiva

Reuso já começa nas lixeiras, reaproveitadas de material que seria descartado

A partir da proposta do projeto “Seco e molhado, não pode ser junto e misturado”, o campus Pinheiral começou a realizar a coleta seletiva nas áreas centrais da unidade no dia 06 de fevereiro. O lixo seco será destinado à cooperativa de catadores de materiais recicláveis do município, “Pinheiral em Ação”. Já o lixo úmido será destinado à compostagem no campus. Lixeiras de coletas seletivas estão disponíveis nas salas de aula e a etapa seguinte disponibilizará as lixeiras nos setores administrativos do campus.

A estudante bolsista Giulia Motta, do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente, avaliou a importância do evento: “A ação é pequena, mas abrange muito. Além de auxiliar o próprio campus, ajuda a cooperativa de catadores”. Estudante do mesmo curso e voluntária do projeto, Ana Clara Werneck enfatizou que a ação está interligada aos objetivos do curso: “Nosso objetivo é trabalhar a conservação do meio ambiente na escola, visto que o curso técnico é um canal para promover a conscientização”.

Maria Talita Ramos, egressa do curso Técnico em Meio Ambiente e ex-bolsista da ação declarou: “O lixo gera muitos impactos e o descarte errado pode trazer riscos”. Para docente e coordenadora do projeto, Lívia Gil, sua importância consiste em colocar em prática, ações de consciência ambiental como a do descarte adequado do lixo. “A coleta seletiva poderá recolher um grande volume de resíduos que contribuirá para diminuir os impactos ao meio ambiente e o aumento de renda para a cooperativa de catadores de materiais recicláveis”. Lívia destaca, ainda, que a ação visa despertar nos alunos uma análise crítica sobre a geração de resíduos e o consumo.

O projeto, que em 2018 contou com oito estagiários, é uma atividade do Laboratório de Educação Ambiental – Sala Verde Sagui.