Campus Duque de Caxias recebe a segunda etapa do “Diálogos com o Reitor”

O reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, esteve no Campus Duque de Caxias, no dia 25 de setembro, para a reinauguração da quadra poliesportiva e para a segunda fase do projeto “Diálogos com o Reitor”.

Também estiveram presentes o pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos; o diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica da Pró-Reitoria de Extensão, Julio Page, que é professor do campus; o diretor de Articulação Institucional, Eládio Bandeira; e membros da Diretoria de Engenharia.

No início da cerimônia, a diretora-geral do campus, Maria Celiana Pinheiro, destacou a importância da quadra poliesportiva para a instituição, por se configurar como a extensão da sala de aula e, no caso do Campus Duque de Caxias, um espaço de convivência para os alunos e para a comunidade externa, que também utiliza o ambiente em práticas esportivas.

Em seu discurso, o reitor ressaltou que a quadra é um espaço em que se realizam projetos de pesquisa e extensão, como é o caso do “Projeto Lutas”, oferecido pelo campus para a comunidade interna e externa. Almada comentou que esta é a terceira quadra entregue neste ano, reforçando as melhorias que têm sido realizadas nos campi, apesar do contingenciamento.

Em seguida, Rafael se reuniu com servidores e alunos no auditório do campus para a continuação do projeto “Diálogos com o Reitor”. O primeiro tema apresentado foi a questão orçamentária. O reitor comentou que ações de extensão e capacitação para servidores foram suspensas devido ao contingenciamento e manifestou preocupação com os recursos disponíveis para o próximo ano. Outro tópico abordado com apreensão foi o “Future-se”, programa do Ministério da Educação (MEC) que se destina às instituições federais de ensino.

Igor Valpassos, pró-reitor de Planejamento e Administração, afirmou que o contato que esse evento propõe é essencial para minimizar e solucionar os problemas do campus e que, mesmo em tempo de escassez de recursos, a instituição tem procurado caminhar para receber os alunos e dar assistência aos que já fazem parte do IFRJ.

O diretor de Articulação Institucional, Eládio Bandeira, falou sobre as atividades desenvolvidas pela Diretoria, que tem o objetivo de integrar os setores do IFRJ e de dialogar com a comunidade externa.

Representando a Pró-Reitoria de Extensão, Julio Page falou sobre os trabalhos que têm sido realizados com o Núcleo de Egressos e também de novos projetos como a criação do Plano de Cultura do IFRJ, o IncluIF e a ida da delegação de alunos para os Jogos dos Institutos Federais (JIF).

Após os discursos do reitor e dos membros da reitoria, servidores e alunos participaram de um momento para sanar dúvidas sobre questões referentes à realidade do campus, como o acolhimento de alunos com deficiência.

Outros assuntos trazidos para discussão foram: construção de bandejão no campus, o “Future-se” e o projeto de educação cívico-militar, e a representação estudantil em órgãos de interesses de causas discentes.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira