Campus Duque de Caxias do IFRJ realiza aula inaugural do Programa Autonomia e Renda Petrobras
A Aula Inaugural do curso Técnico em Segurança do Trabalho, oferecido pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras, no Campus Duque de Caxias do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), marcou o início de uma nova jornada para 30 alunos selecionados. O evento ocorreu no campus, no dia 16 de outubro, e destacou o impacto que a qualificação técnica pode proporcionar ao abrir caminho para novas oportunidades de trabalho.
Na ocasião, a gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Reduc, Fernanda Neves dos Anjos Barata, ministrou a palestra “Segurança de forma diferente” e falou sobre a atuação do Técnico de Segurança do Trabalho dentro do ambiente da Refinaria Duque de Caxias (Reduc). Também foram abordados temas como empregabilidade e oportunidades, diversidade e o crescimento do número de profissionais de mulheres na área.
Oportunidade
O Programa visa contribuir para que grupos minorizados e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica sejam inseridas no mundo do trabalho a partir da formação profissional de qualidade. “Receber uma turma majoritariamente feminina é uma alegria enorme, ver tantas mulheres buscando melhoria da sua qualidade de vida por meio da educação é recompensador para mim enquanto educadora” compartilhou Luana Ribeiro, coordenadora do programa no IFRJ.
A estudante Viviane Gomes, que tem uma filha 10 anos e é mãe solo, se mostrou surpresa pela grandiosidade do Programa e com sua capacidade de fazer diferença nas vidas das pessoas. “É uma oportunidade única! A expectativa de transformação é grande em todos os sentidos. Hoje eu me vejo com a chance de poder oferecer uma qualidade de vida melhor para minha filha”, declarou entusiasmada.
Já para a estudante Solange de Almeida, 60 anos, foi muito animador ouvir do Gerente de Planejamento e Controle da Reduc, Olegário Ribeiro de Barros Neto, que não há limite de idade para começar. “Me encheu de esperança saber que há espaço para pessoas com uma idade mais avançada, pois nos questionamos se ainda vale a pena. Sei que nessa jornada terei muitos percalços mas estou determinada a seguir.”
Parceria
A atividade marcou a importância da parceria entre as instituições para promover, por meio da educação, a inclusão social, um dos valores prioritários do Programa Autonomia e Renda Petrobras. O Reitor do IFRJ, Rafael Barreto Almada, por meio de vídeo que foi transmitido aos participantes, destacou a importância da parceria entre o IFRJ e a Petrobras para o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão e para o fortalecimento do setor produtivo local.
A aula inaugural contou com a presença do Gerente de Planejamento e Controle da Reduc, Olegário Ribeiro de Barros Neto; do pró-reitor de Ensino em exercício do IFRJ, Clenilson Sousa; de dirigentes do Campus Duque de Caxias; de representantes da equipe de Responsabilidade Social da Petrobras que atuam no município; além de gestores e representantes da Fundação de Apoio ao Instituto Federal Sul-rio-grandense (FAIFSul) e da equipe nacional do Programa Autonomia e Renda Petrobras no âmbito dos Institutos Federais.
Sobre o Programa
O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul), cujo objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos gratuitos e bolsas para capacitação em nível técnico e qualificação profissional.
Nos próximos 4 anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 350 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás de 44 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Fonte: Comissão de Comunicação do Programa Autonomia e Renda Petrobrás