Logo IFRJ

Campus Duque de Caxias doa 46 escudos faciais para o Centro Municipal de Saúde Nagib Jorge Farah

O Campus Duque de Caxias vem atuando em diversas iniciativas para o controle e a prevenção da Covid-19. Entre essas ações está a produção de face shields, em português escudos faciais, que é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) utilizado pelos profissionais de saúde, em complemento às máscaras do tipo N95 e óculos de proteção. Nos dias 12 e 13 de maio de 2020 foram doadas as primeiras 46 unidades produzidas pelo campus. A doação foi feita pela coordenadora do curso Técnico em Plásticos, Tereza Rocha, para o Centro Municipal de Saúde Nagib Jorge Farah, localizado no bairro do Jardim América, e recebida com satisfação pela gerente da unidade, Cíntia Cristina Mariano Cesar, e pela responsável pelo corpo técnico dos médicos, doutora Jackeline Moreira.

A iniciativa de produzir esses equipamentos no Campus Duque de Caxias surgiu por meio de ações da Reitoria do IFRJ, da diretora do campus, Maria Celiana Pinheiro, e das professoras do curso Técnico em Plásticos, Tereza Cristina Jesus Rocha e Marina Hitomi Ishizaki, contando também com a colaboração do marido da professora Marina, o engenheiro Daniel Telhado Gomes. A confecção de face shields foi viabilizada através da recente aquisição de uma impressora 3D pelo projeto de extensão do CNPQ “Transformando meninas em futuras cientistas brasileiras através da integração entre o IFRJ e as escolas públicas do Município de Duque de Caxias”.

Os escudos faciais são constituídos por três componentes: um visor transparente de Politereftalato de Etileno Glicol (PETG), que é um termoplástico copoliéster similar ao PET; uma presilha elástica e uma testeira. A testeira é a peça em arco, fabricada pela impressora 3D, que sustenta o visor para a proteção facial dos usuários.

Para a impressão das primeiras testeiras foram utilizados modelos tridimensionais disponíveis na internet. Entretanto, posteriormente, a professora Marina e seu marido idealizaram um novo modelo, tornando-o mais confortável ao uso e seguro para os profissionais de saúde.

A partir da impressão em 3D das testeiras e com o apoio financeiro da Reitoria do IFRJ, foi possível adquirir o restante dos componentes dos face shields e finalizá-los para que fosse feita a doação aos postos de saúde e hospitais. A expectativa é que até o final de maio sejam doadas mais 150 máscaras de proteção facial para hospitais do Rio de Janeiro.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira e professoras Tereza Cristina Jesus Rocha e Marina Hitomi Ishizaki.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS