Bossa Nova é tema de visita cultural ao Rio de Janeiro

Uma visita cultural à cidade do Rio de Janeiro propôs a estudantes do campus Pinheiral a discussão acerca da expressão artística, cultural e linguística manifestada nos textos e canções da Bossa Nova. A atividade, que aconteceu no dia 05 de junho, foi uma proposta de um projeto da Sematec/Expocanp 2019, que em sua quinta edição sobre a temática “Bossa Nova”, homenageará Carlos Lyra – cantor, compositor e violonista brasileiro que fez parte de uma bossa nova mais ativista, propondo o retorno do ritmo às raízes no samba.

O roteiro da atividade contou com uma visita à “Toca do Vinícius”, local considerado o Centro de Referência da Bossa Nova, na Rua Vinícius de Moraes, em Ipanema. No local, o professor Carlos Alberto Afonso ofereceu uma palestra aos alunos sobre o tema Bossa Nova. Logo após, o grupo seguiu para o bar “Garota de Ipanema”, local em que Tom Jobim e Vinícius de Moraes compuseram a canção referência da Bossa Nova, Garota de Ipanema. Por fim, o grupo visitou o Forte de Copacabana e as Pedras do Arpoador.

Dez alunos do primeiro ano dos cursos técnicos integrados participaram da atividade. Todos eles estão envolvidos no projeto a respeito da Bossa Nova da Sematec/Expocanp 2019. O projeto tem a integração das disciplinas de Português e Educação Musical, com a coordenação dos professores Carlos André Teixeira e Gesiane Castro. Após os estudos sobre a Bossa Nova, o grupo organizará um evento em agosto, na Sematec/Expocanp, com música, recitação de canções e informações sobre a vida e a obra de Carlos Lyra.

Colaboração: Greici Sousa