Bancos Comunitários e moedas sociais em pauta no Campus Niterói
O auditório do Campus Niterói do IFRJ sediou, na manhã do dia 04/11, o evento “Bancos Comunitários e moedas sociais no contexto da economia solidária”. O objetivo central do evento foi capacitar os participantes para compreenderem o papel estratégico dos bancos comunitários na construção de uma economia mais inclusiva e solidária.
Participaram do encontro alunos dos cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário e Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários vinculados ao Programa Manuel Quirino do IFRJ campus Niterói e campus Realengo. Foram convidados representantes dos bancos Preventório e Arariboia e da Moeda Caboclinho para darem seus depoimentos.
“Organizar esse evento foi uma experiência muito enriquecedora. Ver o auditório cheio e o interesse dos participantes só reforça a importância do tema abordado. Os palestrantes trouxeram reflexões profundas sobre como os bancos comunitários e as moedas sociais podem fortalecer as economias locais e promover a inclusão social. A troca de conhecimentos e as histórias compartilhadas nos mostraram que a economia solidária é uma alternativa viável e inspiradora para construirmos um futuro mais justo e sustentável. Acredito que todos saímos daqui com novas ideias e uma vontade renovada de contribuir para nossa comunidade”, afirmou Raphaela Reis Conceição Castro Silva, docente de Gestão do Campus Niterói.
Colaboração: Marianna Povoas Trugilho