Artigo sobre desafios climáticos é selecionado para fazer parte da cúpula do G20
Um trabalho realizado pelo professor do Campus Pinheiral, Lucas Guimarães e estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas, que tem como estudo de caso o próprio campus, foi entregue para a cúpula de chefes de Governo e Estado, no Rio de Janeiro. O estudo “Verticalização de Ensino no IFRJ: Colaboração entre Ensino Médio e Licenciatura para Enfrentar Desafios Climáticos”, foi um dos 25 artigos escolhidos dentre artigos de todo o Brasil para publicação oficial do Y20, grupo oficial de engajamento das juventudes no G20.
Os artigos selecionados se destacaram pelo seu compromisso com a promoção do conhecimento científico e a inovação no campo do ensino, pesquisa e extensão.
Mais sobre o projeto
O estudo analisa a aplicação da metodologia das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) com uma turma do primeiro ano do ensino médio técnico em Meio Ambiente, focando em uma situação-problema sobre ondas de calor.
A metodologia visa promover a construção de conhecimentos interdisciplinares e habilidades investigativas por meio de trabalho colaborativo.
O estudo, dividido em oito etapas, avaliou o engajamento dos alunos, a articulação de conceitos científicos e a viabilidade das soluções propostas. Os resultados mostraram variação no envolvimento dos grupos, com alguns demonstrando boa autonomia e outros enfrentando dificuldades. O artigo conclui que apesar dos desafios, as IIR foram eficazes para estimular o pensamento crítico e a integração de conhecimentos científicos ao cotidiano.