"APAExonados pela cozinha" no campus Pinheiral

O projeto “Super Chefs Especiais” participou da Semana da Diversão da APAE – Pinheiral. Todos estiverem presentes na casa da professora Julia para uma grande festa com muita música, guloseimas e diversão

O projeto “Super Chefs Especiais” participou da Semana da Diversão da APAE – Pinheiral na casa da professora Julia para uma grande festa com muita música, guloseimas e diversão

De “Super Chefs Especiais” a "APAExonados pela cozinha", o projeto de Extensão que oferece oficinas culinárias a estudantes da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Pinheiral continuará suas atividades em 2019. O projeto teve início em 2017 e atendeu a mais de 70 alunos da Associação. A ação busca contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras, cooperar para a independência, autoestima e valorização dos estudantes. Além disso, as atividades têm buscado auxiliar no processo de alfabetização, leitura, conhecimentos matemáticos e culinários dos alunos.

Na avaliação da coordenadora do projeto, professora Julia Barros, o compromisso e envolvimento dos alunos sobressaem a qualquer limitação. “Todos querem fazer e ajudar, eles são proativos e têm muito iniciativa”, analisou a docente. Julia declarou que o projeto “Super Chefs Especiais” oportunizou seu primeiro trabalho com um público com necessidades específicas: “Eu tinha receios de não saber trabalhar de acordo com as necessidades deles, mas depois a gente percebe que eles vêm de corpo inteiro e isso supera tudo”, falou.

O estudante da APAE Reginaldo Prata relatou como foi sua experiência: “Eu gostei, antes eu só sabia fritar ovo e fazer arroz. Agora, sei de tudo um pouco”, disse. A professora da associação, Aline Francisco, avaliou que o projeto inseriu os estudantes nas práticas de cozinha ou desenvolveu o que já sabiam. Ela acrescentou: “O projeto contribuiu para as práticas de alfabetização, leitura e Matemática através dos trabalhos na APAE a partir de receitas das aulas”, concluiu.

O trabalho conta com o apoio da equipe do laboratório da Agroindústria. A auxiliar operacional, Maria das Graças Madeira, avaliou a satisfação de contribuir para o projeto: “A gente se apaixona, é um carinho muito grande”, disse. A ação conta, ainda, com o apoio de estudantes voluntários, como a estudante do 2º ano do curso Técnico em Agroindústria, Maria Eduarda Medeiros e o aluno Thômas de Paula, do 1º ano do curso Técnico em Agroindústria, que revelou ter se interessado pela ação pelo seu cunho social.

Em 2018, a iniciativa intitulada como “Super Chefs Especiais” ofereceu diversas oficinas. Dentre elas: cozinha para iniciantes; sucos alternativos; fabricação de docinhos de festa; pães; biscoitos; salgadinhos; bolos; cupcakes e aproveitamento integral dos alimentos. Já em 2019, com o título "APAExonados pela cozinha" a ação pretende ensinar os alunos a fazerem queijo, iogurte, pães, pizza e outras preparações.