Alunos participam da VI Olimpíada de Filosofia do Estado do Rio

Alunos do IFRJ campus Volta Redonda participaram da VI Olimpíada de Filosofia do Estado do Rio, realizada em Volta Redonda durante os dias 21 e 22 de setembro, abordando o tema “Outras Vozes”. O evento é executado por pesquisadores do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo o apoio do IFRJ e de diversas outras universidades e instituições de ensino.

O encontro acontece anualmente, reúne cerca de 400 participantes por edição e conta com a participação de professores universitários, graduandos, docentes do Ensino Médio e estudantes de todo o estado que discutem em torno de temáticas importantes que demandam da prática filosófica em salas de aula. O evento não tem como intuito uma disputa para se determinar um vencedor, sendo assim, não há nenhuma premiação.

A olimpíada encontra-se em sua sexta edição e, pela primeira vez, teve a participação de uma escola da região Sul Fluminense. Um dos responsáveis pela vinda do evento foi o professor de Filosofia do IFRJ campus Volta Redonda, André Senra, que juntamente com mais 15 alunos do curso de Automação Industrial representaram o campus Volta Redonda na competição.

André foi um dos organizadores da primeira edição da olimpíada, que teve início em 2013. “A olimpíada estimula valores como o cuidado com o outro; a questão da responsabilidade, na medida em que os próprios estudantes elaboram a sua produção de conhecimento a partir da pergunta geradora da edição atual da olimpíada; a autonomia em relação aos seus professores; a sociabilidade; a tolerância com o discurso alheio; respeito à diversidade de classe, de gênero, religiosa e étnica”, enumerou.

Para Vinícius Martins, aluno do curso Técnico em Automação Industrial, participar do evento foi uma experiência única: “Existem várias vozes que não são ouvidas na sociedade atual, não só a da mulher e do negro, mas também da questão religiosa, da umbanda, do candomblé e vozes também de brancos que não são ouvidos simplesmente por terem uma ideologia diferente da maioria da população. Com isso, pude identificar essas pessoas na sociedade e de alguma forma tentar ouvi-las”, comentou o estudante.

Por ser um evento sem fins lucrativos, não há nenhum tipo de financiamento e não é cobrada nenhuma taxa de inscrição, sendo assim, os professores organizadores trabalham voluntariamente.