Logo IFRJ

Aluno do IFRJ alcança requisitos para reivindicar o título Mestre Nacional de Xadrez

Felipe Guimarães de Souza participou do torneio Floripa Chess Open 2023 e alcançou a pontuação para requisitar título de MN

 

O aluno Felipe Guimarães de Souza, do curso de Plásticos, do campus Duque de Caxias, participou do torneio Floripa Chess Open 2023, realizado entre os dias 22 e 29/01/2023, em Florianópolis/SC. Durante a competição, ele conseguiu o pré-requisito para se tornar candidato a Mestre Nacional (CMN). Para isso, ele necessita jogar mais algum torneio que seja válido para o rating FIDE ou rating nacional. A nova lista de rating internacional já foi publicada e Felipe necessita apenas de 25 pontos para alcançar o título de Mestre Nacional, o que também pode ser obtido com a listagem nacional que ainda não foi divulgada.

“Graças ao IFRJ, pude participar desse evento e adquirir os requisitos para reivindicar o título MN (Mestre Nacional). Também vieram comigo o meu treinador, Vinicius Vilela, professor do Campus Paracambi e minha avó. Foi uma experiência única. Estar naquele ambiente era incrível, especialmente para mim, um entusiasta pelo xadrez. As partidas eram sempre muito tensas e disputadas e quando eu ficava um pouco tenso, levantava e ia ver as outras mesas. Certeza que esse evento agregou muito na minha vida, agradeço ao IFRJ pela oportunidade”, afirmou Felipe, que levou o primeiro lugar geral na categoria PCD do torneio e ficou muito feliz com seu troféu.

“O Felipe é um estudante que traz muito orgulho e alegria para toda comunidade do IFRJ. Seu desenvolvimento no jogo de xadrez é algo admirável, pois ele começou a jogar torneios presenciais há pouco mais de um ano e recentemente alcançou um feito grandioso. Ele ainda tem muito a crescer no Xadrez. Agradecemos a todo empenho do IFRJ Chess, em especial ao professor Leandro Pereira, que acreditou no potencial do Felipe e o auxiliou em sua escalada; um agradecimento especial também ao professor Vinícius Vilela, Grande Mestre de xadrez, que mesmo antes de assumir a cadeira de docente no IFRJ o acolheu e ofereceu gratuitamente treinamento para que ele pudesse melhor desenvolver o seu jogo. Agradecemos também à direção geral do Campus Duque de Caxias, que sempre nos atendeu quando solicitada e à toda a equipe da Proex, por garantir institucionalmente sua participação em torneios grandes como o Bahia Open e o Floripa Open. Enfim, parabéns ao Felipe, à Ana Maria (avó do Felipe) e a todos que o ajudaram e torceram por ele nesta jornada”, destacou Bruno Lima Patrício dos Santos, coordenador de Ações Esportivas da Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica (DIPROEXT), ligada à Pró-reitoria de Extensão (PROEX) do IFRJ.

Resumo do torneio

Na parte da tarde do dia 22/01 ocorreu um torneio em duplas no qual o projeto IFRJ-Chess foi representado pelo aluno Felipe Guimarães de Souza e pelo professor Vinicius Vilela de Almeida Rego. Nesse torneio Felipe conseguiu empatar com o Grande Mestre Brasileiro Darcy Lima, e com a vitória do professor Vinicius contra o filho do Grande Mestre, conseguiram ganhar um confronto muito difícil. Estiveram entre os primeiros do torneio até perderem na última rodada. Dessa forma, ficaram na nona colocação entre mais de 60 times.

“Esse torneio foi de fundamental importância para que Felipe ganhasse confiança para o grande torneio aberto que estava preste a começar no próximo dia. Felipe também teve a oportunidade de conhecer os melhores jogadores do Brasil e da América do Sul, tirando foto com os atuais campeões brasileiros Alexander Fier e Juliana Terão”, contou o professor Vinicius.

Os resultados podem ser acompanhados neste link.


Preparação para as partidas do aberto

No dia 23/01, teve início o torneio principal, para o qual o aluno Felipe Guimarães de Souza foi treinado todos os dias, até o final do torneio. Felipe conseguiu firmar seu favoritismo nas duas primeiras rodadas. Na terceira rodada, ao disputar uma partida dura contra um forte jogador paraguaio e com muita combatividade, Felipe conquistou a sua maior vitória na carreira, derrotando Juan Heinechen (de 2146 pontos de rating Fide).

A quarta rodada foi uma batalha ainda mais difícil: a preparação encaixou, mas o Mestre Fide com quem o Felipe jogava, Ryan Wesley Da Costa Caetano ( de 2240 pontos na FIDE), conseguiu ganhar a partida. “Foi um momento delicado no torneio, pois Felipe costumava sentir muito as derrotas e caía muito de rendimento, mas Felipe conseguiu se recuperar e ganhou na quinta rodada um fortíssimo jogador argentino, Mathias Rodriguez (de 2207 FIDE), anotando sua primeira vitória contra um jogador de mais de 2200 pontos na lista internacional”, contou o professor Vinicius.

As partidas continuaram difíceis e, na sexta rodada, veio um empate contra um experiente mestre nacional de São Paulo, Wladimir Camilo Zampronha (de 2164 pontos de rating Fide). A sétima rodada foi uma luta gigante: a partida que Felipe jogou foi a última a acabar, dentre mais de 250 partidas. Foram 5 horas de um único jogo, no qual ele só lutava por empate no final, e o empate veio com muito sofrimento: “Era dia de rodada dupla. Mesmo muito cansado para a próxima rodada, preparamos algo bem rápido nas partidas que o adversário jogava e, com uma boa preparação encaixada, Felipe conseguiu uma posição tranquila. Após desperdiçar algumas oportunidades, acabou empatando com o Mestre Nacional Gustavo Alfredo Bue De Oliveira (de 2150 pontos de rating Fide). Dessa forma Felipe já tinha alcançado a pontuação de 5,5 em oito rodadas que lhe garante o direito de pedir a titulação de Mestre Nacional”, explicou o docente.

A nona rodada foi contra o professor de Geografia do IFSP e Mestre Nacional em xadrez, Leandro Campelo (de 2125 pontos da Fide). A preparação encaixou bem, mas a experiência do professor falou mais forte no final e Felipe teve a sua segunda derrota. E por fim, na última rodada, um empate foi suficiente para terminar o torneio com um ótimo desempenho, atingindo o pré-requisito mínimo necessário para se tornar Mestre Nacional de xadrez.

Felipe conseguiu um desempenho de 60% dos pontos disputados e ainda acumulou 82 pontos da lista de rating internacional (FIDE). Sua performance pode ser verificada neste link.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS