Aluna do campus São Gonçalo conquista 3° terceiro lugar em concurso dos Correios

A estudante Julia Aguiar, de 15 anos, que cursa o primeiro semestre de Química no campus São Gonçalo, alcançou o terceiro lugar na etapa estadual da 48° edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, sendo a única de escola pública entre os primeiros colocados. O concurso é promovido internacionalmente pela União Postal Universal e no Brasil pelos Correios.

Julia contou que foi a primeira vez que participou de um concurso ligado à escrita. Apesar de não imaginar que pudesse conquistar o terceiro lugar da etapa estadual, ela se sentiu confiante. “O processo foi um pouco angustiante porque fiquei nervosa enquanto escrevia, mas foi bem divertido também. Depois que eu terminei, gostei da história que escrevi, mas não imaginava o resultado”, contou.

Ela revelou que sente orgulhosa por representar o IFRJ nessa conquista. “Eu fiquei sabendo do concurso por meio do professor de redação Marcus que avisou nas turmas. Agora, fico muito feliz porque não é um reconhecimento só para mim, mas para a Instituição também”, disse.

Segundo o professor de Língua Portuguesa Marcus Vinicius de Almeida, uma das ações que compõe o Laboratório de Prática Escrita – LAPES é incentivar a participação de alunos em concursos e olímpiadas externas. “Essa conquista mostra o quanto a escola pública pode ser um ambiente para construção de conhecimento e descoberta de talentos. É preciso estimular, criar condições e espaços para que as pessoas se desenvolvam por meio da escrita e das artes”, disse.