Logo IFRJ

Agroecologia em debate no campus Pinheiral

Participantes do evento à frente do auditório na mesa solene

Cerca de 180 pessoas estiverem presentes no “I Seminário Agroecológico sobre a Saúde das Plantas” promovido pelo Núcleo de Estudos e Atuação em Agroecologia (NEAA) do campus Pinheiral. O evento teve a temática "Formigas Cortadeiras" e foi realizado no auditório da unidade no dia 24 de setembro. Produtores rurais e urbanos, professores, estudantes e técnicos de diversos pontos do estado do Rio de Janeiro estiveram presentes.

Para o coordenador do núcleo, o professor Marcelo Souza, o sucesso de público do evento representa a força do movimento da agroecologia no estado, que vem crescendo a cada dia. A organização do seminário contou com a atuação da Engenheira Florestal, Cristiane Roppa; do Engenheiro Agrônomo Francis Alex Nunes; Márcio Amorim e com o apoio da Articulação de Agroecologia do Médio Paraíba do Sul (AAMPS) e da Prefeitura Municipal de Pinheiral.

pessoas pegando folhetos informativos na entrada do evento

Para o bolsista Francis, a ação do seminário buscou contrapor uma história de origem da agricultura da região marcada pelo desmatamento, trabalho escravo e monocultura voltada à exportação. “Trabalhamos por uma agricultura de recuperação ambiental, bem-estar do trabalhador, policultivo e desenvolvimento da região”, destacou.

A engenheira agrônoma Fabiana de Fróes, de Niterói (RJ), participou do evento e destacou a importância do seminário. “O tema é muito interessante, pois traz propostas alternativas para os produtores da região”, afirmou, destacando ainda a relevância de técnicas que primem pela preservação do meio ambiente. Para a produtora de hortaliças de Piraí (RJ) Julia de Almeida, o momento foi de trocas de informação. Sobre a temática, ela analisou: “As formigas, em muitas vezes, trazem grandes prejuízos para nós, produtores rurais. Agora tivemos a oportunidade aprender a lidar com elas sem degradar o meio ambiente. Isso é muito importante”, comentou.

O evento contou, ainda, com a articulação de produtores e artesãos em uma feira de produtos orgânicos e artesanato. Segundo a artesã Maria Onilia, moradora de Ipiabas, distrito de Barra do Piraí (RJ), a feira oferece oportunidades não só para que os artesãos aumentem suas vendas, mas também representa uma forma oferecer cultura ao público. “O nosso objetivo é levar conhecimento sobre os casarões do Vale do Café, através de nossos bordados”, explicou.

Barracas da feira de produtos orgânico e artesanato

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS