Ação sistêmica do Extensão Cultural leva campi ao teatro

Campus Belford Roxo foi o primeiro a participar da ação

A Pró-reitoria de Extensão, por meio da Coordenação de Cultura e do Programa Extensão Cultural, articulou uma ação sistêmica de fomento a formação de plateia e acessibilidade cultural com o tema “Leve a sua turma com o Extensão Cultural”. Nesta ação, os campi tiveram a oportunidade de levar um ônibus para o musical “Museu Nacional: as vozes do fogo”, que ficou em cartaz no Teatro Riachuelo Rio durante o mês de abril.

O espetáculo ficou em cartaz do dia 30 de março ao dia 30 de abril. O primeiro campus, Belford Roxo, foi no dia 20. E o último campus a participar foi Duque de Caxias, no dia 30, último dia do espetáculo.

Além dos ônibus, o Programa também viabilizou através de sorteios abertos para a comunidade acadêmica para três vezes durante o mês.

No total, 400 contemplados assistiram ao musical, entre os participantes dos sorteios e da ação sistêmica, e 8 dos 15 campi aderiram a ação. O reitor Rafael Almada também esteve presente no último dia da ação.

Outros 30 participantes assistiram ao espetáculo “Ao som de Clarisse”, no Teatro Dulcina no dia 27.

Participantes do Campus Niterói

A ação foi sistematizada pela PROEX, por meio da Coordenação de Cultura. Atuaram nessa ação a coordenadora de Cultura, Annie Ramos; a bolsista do programa, Laura Santos; com o apoio do diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica, Júlio Page.

Para a pró-reitora de Extensão, Ana Luísa Soares, falar do Extensão Cultural, é sempre um misto de memória e futuro. "Memória por que quando sugeri ao Rafael Almada, a época pró-reitor de extensão, que criássemos esse programa, jamais imaginaria que iríamos tão longe. Ações que são contínuas são os maiores trunfos da gestão Pública e, de uma certa forma, conseguimos com o Extensão Cultural. Futuro, por que não paramos nunca e novos desafios se apresentam nesse programa, agora com nossos olhares voltados para uma ampliação, de forma que possamos trazer para os espetáculos uma parte da nossa comunidade que não chegaria aos teatros apenas com os ingressos gratuitos. Vamos em frente, rumo aos novos desafios!", disse.

“Como ex-aluna e atual servidora do IFRJ, é um sentimento impagável poder contribuir com este momento, fazer parte disso, ver o brilho nos olhos e relatos emocionados de estudantes e servidores”, afirmou a coordenadora de Cultura, Annie Ramos.

O Programa Extensão Cultural é uma iniciativa da Proex, que visa promover a democratização e o acesso cultural para toda a comunidade acadêmica, contribuindo ainda para a formação integral e cidadã dos estudantes. Criado em 2011 e reestruturado em 2019, o Programa Extensão Cultural tem proporcionado a estudantes, egressos, docentes, TAEs e comunidade externa o acesso a espetáculos e equipamentos culturais.

Em 2022, a Coordenação de Cultural (DRAPS/PROEX) começou o Projeto Ampliando o Programa Extensão Cultural que visa expandir o alcance destas ações, aumentando o número de espetáculos, sorteios e parcerias, buscando a descentralização da oferta de espetáculos e contemplando uma diversidade maior de linguagens, expressões e espetáculos a serem promovidos pelo programa.