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Procedimentos Principais Lato Sensu

As novas Propostas de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu são cadastradas no SIGAA pela DGA. Porém, todo ano que há entrada de alunos é necessário cadastrar uma proposta para o período atual dos cursos que já existem no sistema. 

Exemplo:

Nas propostas de 2020 ficam apenas os alunos que entraram neste ano. As turmas criadas na proposta devem ser referentes aos alunos desse mesmo período até o final do curso. 

Para os alunos que entrarem em 2021 será criada uma proposta a partir da já existente onde as turmas para esses alunos serão cadastradas. 

As propostas que tiveram alteração nas disciplinas também devem ser cadastradas pela DGA.

 

  1. Como Cadastrar Proposta de Curso

 

O cadastro da proposta é feito em 2 etapas:

  1. Submeter a Proposta

  2. Aprovar a Proposta

 

1º ETAPA - Submeter a Proposta

1 - No SIGAA Módulo Lato Sensu, ir em Aba Curso>>Curso>>Gerenciar Propostas de Curso.

Faça a busca pelo nome do curso e clique no botão BUSCAR.

Clique no ícone verde conforme mostrado na seta da segunda imagem para abrir o Painel de Opções. Em seguida, clique em “Cadastrar Novo Curso”.

(Atenção para não confundir com a função “Alterar Dados da Proposta”)

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2 - Altere o ano no início do nome do curso. Dessa forma, o nome de cada proposta começará com o ano a que ela pertence para facilitar a identificação.

Verifique se necessita de alteração nos outros campos (data de início e fim do período, número de vagas, etc).

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3 - Altere ou preencha o coordenador, vice-coordenador e secretário.

C:\Users\lilian.araujo\Downloads\3.PNG

Esse passo é importante para que o coordenador tenha acesso ao Portal do coordenador e os secretários tenham o vínculo da proposta de curso na tela inicial quando entram no sistema (há funções que só parecem por esse vínculo). 

Segue imagem da visualização do acesso do secretário após seu nome ser cadastrado na proposta de curso:

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4 - Inclua os docentes do curso buscando pelo nome e clique no botão ADICIONAR. 

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Caso haja docentes externos, ou seja, aqueles que ministram aula no curso, mas não são vinculados ao IFRJ, eles devem ser incluídos na aba “Cadastrar Novo Docente Externo”.

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5 - Inclua as disciplinas já existentes buscando pelo nome na aba “Disciplina Antiga”, selecione o(s) docente(s), preencha a carga horária (clique no botão verde com o sinal +) e depois no botão “Adicionar disciplina”.

ATENÇÃO! Caso haja disciplinas novas, a proposta deve ser cadastrada pela DGA.

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6 - Finalize clicando em SUBMETER PROPOSTA.

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2º ETAPA - Aprovar a Proposta

Após submeter a proposta, você deve aprová-la para torná-la ativa no sistema:

1 - Ir em Aba Curso>>Curso>>Aprovar Proposta de Curso.

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2 - Clique no ícone indicado pela seta da imagem abaixo:

03 - Na tela seguinte, preencha com o Número, Ano e Data da Publicação da resolução de aprovação do curso.

 

Após o cadastro da proposta, antes de matricular os alunos é necessário realizar os seguintes passos antes de iniciar o cadastro de discentes:

 

  1. Abertura do Processo Seletivo

  2. Aprovação do Processo Seletivo

 

1. Para Abertura do Processo Seletivo

  1. Acessar o Portal do Coordenador

 

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  1. Ir em Cadastro>> Processos Seletivos>>Gerenciar Processos Seletivos

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3) Clicar no botão “Cadastrar Novo Processo Seletivo”

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 4) Utilizar como Título do Edital o nome do curso para facilitar a identificação. O sistema não aceita data retroativa para o processo seletivo. Então, utilize a data do dia em que está realizando o cadastro.

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5) Selecione o curso e clique no botão “Adicionar” depois em “Salvar e Submeter”

 

 

 2. Para aprovação do Processo Seletivo

 

  1. Acessar o Módulo Lato Sensu

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  1. Ir em Aba Administação>>Processo Seletivo>>Gerenciar Processos Seletivos

C:\Users\lilian.araujo\Downloads\16.jpg

 

  1. Para aprovar o Processo Seletivo, clicar no botão indicado na imagem abaixo:

C:\Users\lilian.araujo\Downloads\17.jpg

 

3. Cadastros de Turma de Entrada

Entrar pelo portal do coordenador e acessar a função “Cadastrar Turma de Entrada” na aba “Curso”

 

Preencher com os dados da turma e clicar em “Cadastrar”

C:\Users\lilian.araujo\Downloads\19.jpg

  1. Cadastros de discentes (Matrícula)

Entrar pelo Módulo Lato Sensu

Acessar a função “Cadastrar Novo Aluno” na aba “Aluno”

Preencher os dados do discente e clicar no botão “Próximo Passo”

 

Selecionar o curso correto de acordo com o ano da proposta em que o aluno deve ser matriculado.

Confira os dados e confirme

 

4. Criações de turmas

 

[Perfil Gestor] SIGAA → Módulos → Lato Sensu → Turma → Turma → Criar Turma

 

 

Faça a busca pelo código do componente curricular, nome ou Unidade Responsável, clique em “Buscar” e depois no botão “Selecionar componente” ao lado no nome da disciplina.

 

Preencha os dados da turma

 

Selecione o horário da aula 

 

Na aba Docentes do curso aparecem todos os professores cadastrados na proposta. 

Na aba Docentes Externos é possível buscar os docentes externos cadastrados no sistema como tal.

 

É possível cadastrar mais de um docente para disciplina e dividir a carga horária entre eles.

Após adicionar todos os docentes da turma, clique no botão “Próximo Passo”

Confira dos dados e clique no botão “Cadastrar”

 

5. Matrículas em turmas

Acesse a função “Efetuar Matricular em Turmas” na aba “Alunos”

Insira o nome do aluno e a turma em que deseja matrícula-lo

Confira os dados e clique no botão Confirmar

 

6. Cadastrar Docente Externo (Nome de usuário e senha)

  1. Cadastrar Docente Externo

Na aba “Administração” acesse a função “Cadastrar Docente Externo”

 

Preencha os dados pessoais do docente e clique no botão “Próximo Passo”

Preencha as informações e clique no botão “Cadastrar”

 

2. Cadastrar usuário para Docente Externo

Na aba “Administração” acesse a função “Cadastrar Usuário para Docente Externo”

Buscar o docente pelo nome

Clique no botão “Cadastrar Usuário”

Para cadastrar o usuário e senha utilize o padrão:

usuário: nome.sobrenome 

 senha: mudar*1234 e solicite ao docente que altere esta senha no primeiro acesso.

Docentes que já possuem acesso ao sistema como discente ou servidor não precisam de outro nome de usuário, eles utilizarão o mesmo usuário e senha que já possuem, escolhendo o vínculo ao entrar no sistema.

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