Abertura do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e do Encontro Fluminense das Licenciaturas

Os eventos de abertura do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do IFRJ (2025-2027) e do IV ENFLIC (Encontro Fluminense das Licenciaturas) ocorreram no dia 16 de abril de 2025, no Campus Nilópolis.
Os eventos celebraram o início de mais uma edição do programa e tiveram o intuito de reunir a equipe do Pibid-IFRJ, assim como proporcionar momentos de discussões e reflexões sobre os impactos dos programas de iniciação à docência nas licenciaturas e desafios da formação docente.
Participaram deste momento, a diretora geral de Graduação (Ana Maria Quintela), a coordenadora geral de Programas, Ana Lúcia Russo); a diretora de Graduação e Pós Graduação do Campus Nilópolis, Luciene Fernanda da Silva; a Coordenação Institucional do Pibid; além de coordenadores de área, supervisores, licenciandos, participantes e não participantes do Pibid dos cursos de Licenciatura em Química, Física, Matemática, Ciência da Computação e Biologia do IFRJ e professores convidados para as mesas redondas.
Os temas abordados durante os eventos foram: "Como, Por quê e Para quê nos tronamos professores" e "Desafios da Formação Docente", ENADE - Diretrizes Curriculares e Avaliação das Licenciaturas. Além das mesas redondas, houve uma apresentação cultural e exposição de produtos educacionais.
A pibidiana da Licenciatura em Química, do Campus Duque de Caxias, Gabriela Cobucci disse, " Como aluna do terceiro período de licenciatura e do PIBID, posso dizer com toda certeza que esse evento contribuiu significativamente para a minha formação acadêmica. Me ajudou a compreender a proposta pedagógica do PIBID, conectar com pessoas da área acadêmica e a ampliar a minha visão sobre a educação." Já para o pibidiano Matheus Costa, do Cursos de Licenciatura em Química, do Campus Nilópolis, " Os participantes compartilharam experiências valiosas sobre os obstáculos e oportunidades na trajetória docente, ressaltando a importância de uma formação crítica, interdisciplinar e conectada com a realidade das escolas. Em ambas as mesas redondas, houve espaço para perguntas relacionadas aos temas discutidos, o que possibilitou uma rica troca entre
professores, pibidianos e demais presentes."
A coordenadora do Pibid-IFRJ, Vanessa Nogueira, espera que ao longo dos 24 meses de projeto ocorram outros encontros para que os participantes do Pibid tenham a oportunidade de apresentar suas experiências , compartilhando conhecimentos e aprendizados adquiridos ao longo do período de vivência no programa.