1ª Olimpíada Interna de Química do campus Rio de Janeiro

alunos focados na prova da 1ª Olimpíada Interna de Química do campus Rio de Janeiro em sala de aula

A Coordenação do curso Técnico Integrado de Química do campus Rio de Janeiro realizou a 1ª Olimpíada Interna de Química. O evento, que aconteceu no dia 1 de junho, teve como objetivo despertar vocações nos alunos, estimular a curiosidade científica e acadêmica, além de permitir que os estudantes aplicassem seus conhecimentos e habilidades em um espírito olímpico. Além disso, visou selecioná-los e capacitá-los para compor delegações que representem o IFRJ em competições estaduais, nacionais e internacionais.

A 1ª Olimpíada Interna foi dividida em três níveis e ocorreu em etapa única. A etapa foi composta de uma prova com 20 questões objetivas e duas questões discursivas. Só foram corrigidas as questões discursivas dos alunos que obtiverem 60% (12 questões) ou mais de acertos na parte objetiva. Na prova objetiva cada acerto valia 5 pontos, totalizando 100. Na prova discursiva cada questão valia 10 pontos, totalizando 20. A pontuação final do aluno é igual à soma da nota da prova objetiva e da prova discursiva, alcançando no máximo 120 pontos.

De acordo com o professor Físico-Química Murilo Cabral, um dos organizadores, o evento foi uma comemoração do Dia do Quase Químico. “Todo ano nós fazemos algo para homenagear. Neste ano, planejamos a Olimpíada como primeira ação e para comemorar o Dia do Químico (18/06), nós fizemos um Workshop de Cervejas Artesanais”, disse ele.

A organização da olimpíada foi estruturada de forma a estimular os alunos e, de acordo com Murilo, a ideia foi integrar todas as pessoas no conhecimento da Química, já que ela está presente em todos os cursos. "Foram aproximadamente 130 alunos presentes e pouco mais de 200 inscritos. Foi um número significativo e uma experiência bastante representativa", falou o professor.

O resultado da 1ª Olimpíada foi liberado na última quinta-feira, dia 28 de junho, e a premiação será realizada na XXXVIII Semana da Química. O primeiro colocado de cada nível (1, 2 e 3) será premiado no Simpósio Brasileiro de Educação em Química (SIMPEC). O professor Murilo revelou que os melhores colocados serão convidados para fazer inscrição na Olimpíada Estadual do Rio de Janeiro: “Pela avaliação feita nas provas, os alunos têm muito potencial para representar o IFRJ e nos ajudar a voltar para o cenário da Olimpíada Estadual de Química, que é muito importante para nós e principalmente para eles”, comentou.

Workshop de Cervejas Artesanais

Realizado em comemoração ao Dia do Químico, o Workshop de Cervejas Artesanais do dia 18/06 convidou os alunos para participarem de uma apresentação experimental, em colaboração com o pessoal da equipe de alimentos. “Nós fizemos num dia em que o professor de Físico-Química Gabriel Resende falou de alguns tópicos da parte de fabricação de cerveja artesanal e mostrou a química envolvida no processo. Os alunos ficaram curiosos, se interessaram e perguntaram bastante”, afirmou Murilo.

Ele contou, ainda, que as cervejas produzidas no dia do Workshop estão em processo de fermentação e que em aproximadamente 20 dias os alunos que participaram do curso poderão ter a sua primeira cerveja concluída.