Logo IFRJ

1ª Olimpíada Interna de Química do campus Rio de Janeiro

alunos focados na prova da 1ª Olimpíada Interna de Química do campus Rio de Janeiro em sala de aula

A Coordenação do curso Técnico Integrado de Química do campus Rio de Janeiro realizou a 1ª Olimpíada Interna de Química. O evento, que aconteceu no dia 1 de junho, teve como objetivo despertar vocações nos alunos, estimular a curiosidade científica e acadêmica, além de permitir que os estudantes aplicassem seus conhecimentos e habilidades em um espírito olímpico. Além disso, visou selecioná-los e capacitá-los para compor delegações que representem o IFRJ em competições estaduais, nacionais e internacionais.

A 1ª Olimpíada Interna foi dividida em três níveis e ocorreu em etapa única. A etapa foi composta de uma prova com 20 questões objetivas e duas questões discursivas. Só foram corrigidas as questões discursivas dos alunos que obtiverem 60% (12 questões) ou mais de acertos na parte objetiva. Na prova objetiva cada acerto valia 5 pontos, totalizando 100. Na prova discursiva cada questão valia 10 pontos, totalizando 20. A pontuação final do aluno é igual à soma da nota da prova objetiva e da prova discursiva, alcançando no máximo 120 pontos. 

De acordo com o professor Físico-Química Murilo Cabral, um dos organizadores, o evento foi uma comemoração do Dia do Quase Químico. “Todo ano nós fazemos algo para homenagear. Neste ano, planejamos a Olimpíada como primeira ação e para comemorar o Dia do Químico (18/06), nós fizemos um Workshop de Cervejas Artesanais”, disse ele.

A organização da olimpíada foi estruturada de forma a estimular os alunos e, de acordo com Murilo, a ideia foi integrar todas as pessoas no conhecimento da Química, já que ela está presente em todos os cursos. "Foram aproximadamente 130 alunos presentes e pouco mais de 200 inscritos. Foi um número significativo e uma experiência bastante representativa", falou o professor.

O resultado da 1ª Olimpíada foi liberado na última quinta-feira, dia 28 de junho, e a premiação será realizada na XXXVIII Semana da Química. O primeiro colocado de cada nível (1, 2 e 3) será premiado no Simpósio Brasileiro de Educação em Química (SIMPEC). O professor Murilo revelou que os melhores colocados serão convidados para fazer inscrição na Olimpíada Estadual do Rio de Janeiro: “Pela avaliação feita nas provas, os alunos têm muito potencial para representar o IFRJ e nos ajudar a voltar para o cenário da Olimpíada Estadual de Química, que é muito importante para nós e principalmente para eles”, comentou. 

Workshop de Cervejas Artesanais

Realizado em comemoração ao Dia do Químico, o Workshop de Cervejas Artesanais do dia 18/06 convidou os alunos para participarem de uma apresentação experimental, em colaboração com o pessoal da equipe de alimentos. “Nós fizemos num dia em que o professor de Físico-Química Gabriel Resende falou de alguns tópicos da parte de fabricação de cerveja artesanal e mostrou a química envolvida no processo. Os alunos ficaram curiosos, se interessaram e perguntaram bastante”, afirmou Murilo.

Ele contou, ainda, que as cervejas produzidas no dia do Workshop estão em processo de fermentação e que em aproximadamente 20 dias os alunos que participaram do curso poderão ter a sua primeira cerveja concluída.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS