Logo IFRJ

Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT)

XIV JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (XIV JIT)

 

SEGUNDO COMUNICADO SOBRE A JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFRJ

Rio de Janeiro, 05 de junho de 2020.

Prezada Comunidade Científica do IFRJ,

A XIV Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (XIV JIT) do IFRJ, programada, no calendário acadêmico, para o dia 09/06/2020, foi adiada para o dia 31/08/2020. Considerando o contexto atual de pandemia do COVID-19, o evento será realizado de forma virtual.

Destacamos abaixo, algumas diretrizes importantes:

  1. A submissão e a apresentação dos trabalhos técnico-científicos são exclusivas aos projetos cadastrados nos Programas de Bolsas de Iniciação Científica e tecnológica coordenados pela PROPPI, a saber, PIBIC, PIBITI e PIVIC;
  2. Apenas os trabalhos técnico-científicos submetidos, via formulário eletrônico, poderão ser apresentados;
  3. O primeiro período de submissão foi de 13/04 a 07/06/2020;
  4. Haverá um segundo período de submissão, de 08/06 a 08/07/2020;
  5. Os trabalhos recebidos serão separados por área do conhecimento e distribuídos em salas virtuais;
  6. Em cada sala virtual, haverá um moderador e no mínimo dois avaliadores;
  7. Cada aluno terá 10 minutos para a apresentação do trabalho (na modalidade  de “comunicação oral);
  8. Em data prévia ao evento, será divulgada a listagem de trabalhos alocados por sala, com o link de acesso para cada sala virtual, e a programação geral da XIV JIT;
  9. Contamos com a colaboração e a compreensão de todos para, juntos, enfrentarmos mais este desafio virtual.

Atenciosamente,

Equipe da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação

 

PRIMEIRO COMUNICADO SOBRE A JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍIFICA E TECNOLÓGICA DO IFRJ 

Rio de Janeiro, 27 de março de 2020.

Prezada Comunidade Científica do IFRJ, 
Em virtude da classificação do novo coronavírus (COVID-19) como pandemia, e das recomendações de quarentena e trabalho remoto, a equipe da Direção de Pesquisa Básica e Aplicada (Dpesq/PROPPI), em conjunto com o fórum de Coordenadores de Pesquisa e Inovação (CoPIs), em reunião virtual realizada em 26/03/2020, vêm, por meio deste informe, esclarecer questões referentes à próxima Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT) do IFRJ. 
1. A próxima JIT, anteriormente prevista para o dia 09/06/2020, será adiada. No momento, ainda não é possível definir uma nova data, nem mesmo garantir a realização presencial do evento.  

2. Independentemente da realização presencial da referida Jornada, todos os orientadores de bolsistas de pesquisa (PIBIC, PIBIC Jr, PIBIC-EM, PIVIC, PIBITI e PIBITI Jr) deverão encaminhar um resumo simples acerca do trabalho desenvolvido por seu(s) bolsista(s) no período de vigência da Bolsa. A submissão será realizada por meio de formulário eletrônico, em data que será publicada, oportunamente. Ainda que não aconteça a JIT presencial, estamos avaliando outras possibilidades e, de qualquer forma, os resumos submetidos serão utilizados para compilar dados das pesquisas realizadas, como forma de algum tipo de publicação.  
 
3. Entendemos que o momento atual é delicado, e, por isso, recomendamos que as orientações aconteçam de forma virtual, priorizando a discussão dos resultados parciais que foram obtidos até o momento, bem como a revisão bibliográfica do objeto estudado. Para facilitar a produção do resumo, disponibilizaremos, de forma antecipada, o modelo que será empregado para confecção e futura submissão. Assim, aqueles que tiverem condições podem adiantar a construção desse material, com calma, sempre com a participação do pesquisador e do bolsista. 
 
Atenciosamente, 
Equipe da Direção de Pesquisa Básica e Aplicada  (Dpesq/PROPPI) e Coordenadores de Pesquisa e Inovação do IFRJ

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS